Urban Futurability: uma Vila Olímpia digital

Publicado em 17 de outubro de 2019

“A Vila Olímpia é o início de uma longa jornada. Nossos esforços serão no sentido de iniciar essa demonstração aqui e depois seguir em frente. Outras áreas em São Paulo também serão beneficiadas por essas tecnologias. Por que começamos aqui? Porque São Paulo é uma das maiores áreas urbanas da América Latina”

– Francesco Starace, CEO da Enel

A iniciativa contempla a criação de uma réplica digital tridimensional da rede elétrica da Vila Olímpia e a instalação de aproximadamente 4.900 sensores, que coletarão dados sobre as condições da rede. Os dados, disponibilizados em tempo real, serão capazes de gerar novas oportunidades, criar valor à sociedade, ao município, utilities e outras empresas, criando um pool de iniciativas capaz de tornar sustentável uma megacidade como São Paulo.

Os dados impulsionam também novos serviços e soluções aos cidadãos, universidades, município e startups, respondendo às necessidades de infraestrutura local, como, por exemplo, mobilidade urbana, segurança, redução de resíduos e plantação urbana, gerando novas oportunidades de negócios.

O projeto será implementado em parceria com as autoridades governamentais locais e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Serão investidos cerca de R$ 125 milhões nos próximos três anos, com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel. Nosso objetivo é contribuir para melhorar a relação entre o consumidor e o uso da energia, a partir de uma ótica sustentável e inovadora.

VILA OLÍMPIA

Até a década de 30, a região era um distrito rural, definição que contrasta com a realidade atual. Conhecida como o “Vale do Silício” urbano, a Vila Olímpia é hoje um dos principais centros financeiros do Brasil. Com o Urban Futurability, moradores da região terão a oportunidade de vivenciar uma experiência com o  Network Digital Twin®, um gêmeo digital e dinâmico dos ativos que compõem as redes de energia e seus arredores.

O Twin é um modelo digital 3D da infraestrutura elétrica local, reproduzindo com exatidão desde os elementos físicos individuais até a dinâmica mais complexa de funcionamento do sistema. A simulação ocorre por uma rede de sensores, que transmitem em tempo real os dados gerados. Um exemplo de tecnologia da Indústria 4.0 que abrange automação de rede e IA, Internet das Coisas e modelagem 3D.

“Este projeto demonstra a liderança da Enel num momento em que o setor elétrico passa por grandes transformações. A infraestrutura elétrica da Vila Olímpia vai se tornar uma plataforma digital, inteligente e sustentável que possibilitará novas aplicações e o uso eficiente da energia. Com a utilização de avançados recursos de digitalização e inteligência artificial, vamos deixar a rede preparada para conectar veículos elétricos e a geração distribuída, contribuindo com o crescimento sustentável da cidade.”

– Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil

A INTERNET DA ENERGIA

Com tantos dados disponíveis, vai ficar mais fácil antecipar problemas, reduzir quedas de energia e otimizar a atuação durante ocorrências. A partir do monitoramento do Centro de Controle, será possível enviar equipes para efetuar reparos, reduzindo de forma significativa o tempo de atendimento e o número de clientes interrompidos.

Para isso, foram introduzidos no projeto diversos tipos de sensores e estruturas, como fibra ótica e comunicações desenvolvidas para IoT. A novidade será utilizada para alimentar um grande sistema de inteligência artificial que vai monitorar como a rede de distribuição convive com os demais ativos utilizados pelo município e outras empresas, com o objetivo de propor o melhor plano de manutenção preventiva.

UMA NOVA VISÃO EM TECNOLOGIA

Todo esse monitoramento e otimização de serviço será feito de forma segura e rápida. A digitalização dos processos, por meio da realidade aumentada, somada à disponibilidade de dados, aumentarão a segurança e eficiência das operações de campo, acelerando o diagnóstico do problema e oferecendo mais rapidamente uma solução assertiva. A imersão digital em simulações de atividades de treinamento em um ambiente completamente virtual reduzirá riscos e disponibilizará feedbacks em tempo real, possibilitando o aperfeiçoando e aprendizado cognitivo.

Sensores de aproximação possibilitarão ao líder operacional de campo a visão completa dos profissionais próximos às atividades, tornando as tomadas de decisão mais rápidas e trazendo mais segurança para nossos colaboradores e a população. Tudo isso na palma da mão, com a aplicação dessas soluções digitais nos smartphones e tablets desses profissionais.

As cidades são responsáveis por dois terços do consumo de energia do mundo e 70% de emissões de CO². Por outro lado, elas também são vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.

“As redes de eletricidade são as infraestruturas urbanas mais importantes. Portanto, é vital torná-las mais flexíveis para aumentar a resiliência geral das cidades. Nesse sentido, o Digital Twin também nos ajuda a entender como as redes podem reagir de maneira mais eficaz a incidentes imprevistos, como eventos climáticos extremos que estão se tornando cada vez mais frequentes e destrutivos.”

– Lívio Gallo, Head Global de Infraestrutura e Redes

A segurança desenvolvida pela Enel segue um processo sustentável, disponibilizando conteúdos técnicos, como vídeos e instruções, excluindo, dessa forma, o uso de papel. Além disso, as câmaras dos transformadores subterrâneos, que hoje são de concreto, passarão a ser feitas, principalmente, de plástico reciclado. Também está em desenvolvimento um transformador seco, que não usa óleo. Os demais usam óleo vegetal, em vez de mineral. Isso contribui para a construção de um ambiente urbano mais sustentável nos mínimos detalhes, buscando a eficiência energética, redução de CO² e reaproveitamento de materiais. 

ENEL X

O projeto da Vila Olímpia prevê, em um segundo momento, a incorporação de soluções de mobilidade elétrica, mobiliário urbano conectado e iluminação inteligente da Enel X, nossa linha de negócios voltada para a criação de novas soluções em energia e que lidera a transformação do setor, ajudando os clientes a utilizar a tecnologia para transformar energia em novas oportunidades.

Atualmente, a região da Vila Olímpia conta com 15,53 quilômetros de cabos subterrâneos e outros 4,86 quilômetros serão enterrados em 26 vias, o que resultará na retirada de aproximadamente 150 postes – depois que as empresas de telecomunicações que os compartilham também enterrarem seus cabos. As redes de distribuição de energia precisam se tornar ainda mais inteligentes para serem capazes de lidar com uma complexidade maior de cargas.

Construindo as cidades do futuro

O Urban Futurability é o primeiro passo para um futuro que está passando diante dos nossos olhos, que não só melhorará a vida das pessoas, mas fará das megacidades um ambiente consciente de que a sustentabilidade é a chave para o verdadeiro crescimento. Todas as tecnologias e ideias nascidas deste projeto, terão o poder de se expandir, transformar e inspirar São Paulo e outras regiões do Brasil.

ENEL