É no calor dos abraços das pessoas amadas que o eletricista João de Deus restabelece diariamente sua energia.
O amor familiar é uma das melhores coisas que podemos experimentar na vida. É com a família que, geralmente, encontramos as melhores pessoas para dividir as nossas emoções e conquistas. E, graças a elas, a gente aprende a se conhecer, a se dar bem com os outros e a criar conexões incríveis.
João de Deus, eletricista na Enel Ceará, sabe muito bem do que estamos falando. Afinal, é no aconchego do lar e no carinho que dá e recebe, que ele encontra as energias necessárias para seguir.
Apaixonado pela profissão, ele lembra que desde pequeno a eletricidade já o fascinava:
“Ainda menino, com cinco ou seis anos, eu mexia com eletricidade e brincava com os ferrinhos de solda. Sempre queria fazer alguma coisa”.
O que João não imaginava, é que as brincadeiras despretensiosas com fios, cabos e soldas, abririam um universo de inúmeras possibilidades e aprendizados.
Anos mais tarde, João foi convidado para integrar o grupo de colaboradores da Companhia de Energia do Estado do Ceará, hoje, Enel Distribuição Ceará.
Jericoacoara, uma grande experiência da vida de João
Pequena e muito charmosa, Jericoacoara, uma pequena vila de pescadores localizada a 300 km de Fortaleza, no Ceará, é considerada um dos destinos de praia mais procurados do Brasil. A vila é conhecida por sua energia única que encanta turistas de toda parte do mundo.
Com o gigantesco aumento turístico na região, as instalações elétricas ficaram ultrapassadas e abaixo da capacidade para atender as demandas, pois os “apagões” eram constantes, dificultando a vida dos moradores, comerciantes locais e turistas. Além disso, os reparos e manutenções na rede foram ficando cada vez mais desafiadores.
Para modernizar a eletricidade, seria necessária uma grande obra que não comprometesse a beleza natural do vilarejo. Uma moderna rede elétrica subterrânea foi a proposta apresentada.
Para saber mais sobre essa incrível obra, clique aqui.
João de Deus, orgulhosamente, participou de todo esse processo e conta um pouco para nós:
A energia que vem de casa
João encontra na Andreza, sua esposa, e na Juliane, filha, toda força necessária para seguir diariamente a sua jornada.
Com muito amor, apoio, carinho e respeito à individualidade, a família segue de mãos dadas. Não há dificuldades que os abale, pois sabem que quando os “alicerces são fortes, os ventos não assustam”:
“A base familiar é o principal fundamento desse contexto, ter uma família que lhe dê forças, que saiba como você atua a cada dia, pois as dificuldades são enormes. A minha família, particularmente, me dá muita energia para continuar desenvolvendo esse trabalho”.
“Eu não ando só, só ando em boa companhia”, já dizia Vinicius de Moraes
O clima de trabalho entre João e seus colegas é muito positivo e colaborativo, já que sempre se ajudam e estão dispostos a “dar uma mãozinha” quando necessário.
A empatia e o cuidado de uns com os outros é fundamental para o sucesso da equipe e a qualidade do serviço entregue.
Para João, ajudar os seus colegas é primordial, ele sabe que o desenvolvimento profissional também envolve empatia, cuidado e atenção com o próximo.