Conheça a inspiradora história de Iago, saxofonista na Filarmônica Minerva!
É inquestionável o poder da música na vida de algumas pessoas, o seu potencial transformador é motivo de estudo em todo o planeta.
Você sabe como a primeira — e mais conhecida arte — pode mudar a história de alguém?
Iago Garcia Brito, saxofonista na Filarmônica Minerva, em Morro do Chapéu, Bahia, tem essa resposta.
Devido a uma paralisia cerebral que teve ainda pequeno, Iago ficou com uma sequela nas pernas, fato que, infelizmente, afetou profundamente a sua autoestima e convívio social.
Uma das poucas alegrias de Iago era esperar a banda da cidade passar em sua rua, pois o encontro perfeito de diferentes notas encantava o seu coração. Além disso, ele ficava impressionado com a beleza do saxofone, sua grande paixão.
O encantamento pelo instrumento tão imponente e de som suave, despertou em Iago o interesse.
“Quando eu era pequeno, via a banda passar na rua e achava aquilo muito bonito. O primeiro instrumento que me chamou atenção foi o saxofone, eu achava um instrumento muito bonito.”
A Filarmônica Minerva, entidade civil sem fins lucrativos, que é o maior e mais importante instrumento na formação da identidade cultural do povo morrense, foi o local escolhido por Iago para desenvolver as suas habilidades musicais.
Para todos que convivem com ele, é visível a sua mudança após a Filarmônica Minerva ter entrado em sua vida.
Um novo olhar, uma nova vida, um novo destino:
“Depois que entrou para a Filarmônica, ele mudou da água para o vinho. Foi um milagre.” (Maria Conceição, mãe de Iago).
Hoje, muito mais aberto à vida e às diversas oportunidades que ela pode oferecer, Iago é uma grande prova do poder de transformação da música.
Essa positiva e importante mudança, é notada por todos ao seu redor, como familiares, amigos e professores.
“A música me levantou, quando comecei a tocar, passei a ter mais motivação para fazer as coisas.”
Apoio Cultural da Enel
Com o Apoio Cultural da Enel, a Filarmônica Minerva também conta com grupos de teatro e dança amadores, que montam e apresentam espetáculos durante todo o ano.
Porque o futuro é aqui e agora. E ele não pode esperar!
“A Filarmônica Minerva, não se preocupa apenas em formar músicos, ela também forma cidadãos.” (Maria do Carmo Mattos Dantas Santos, Diretora Presidente)
A reforma e a aquisição de novos instrumentos, por exemplo, são uns dos benefícios dessa parceria que a Enel, com muito orgulho, faz parte.
“Com o apoio da Enel, nós temos o fardamento completo, distribuímos camisetas e os materiais didáticos. Agora mesmo, nós reformamos e compramos novos instrumentos para o projeto. É importantíssima a participação da Enel na sociedade”, completa Maria do Carmo.
Assim como Iago, dezenas de crianças e adolescentes participam de ações socioculturais por meio do ensino da música e realizam o sonho de tocar um instrumento musical. Fato que, além de incentivar o convívio social, dá vida a novas histórias que inspiram e nos ensinam que continuar é sempre a melhor escolha.
Energia de Iago
“A Energia que eu transmito para as pessoas é a Energia da Superação, pois quando estou tocando, tento passar isso para as pessoas que estão ao meu redor.”
Confira aqui
A incrível e inspiradora história de Iago, um saxofone e um projeto que acredita na transformação através da música