Os "Voos Musicais" em Morro do Chapéu

Published on segunda-feira, 29 maio 2023

Conheça a história de dois musicistas que iniciaram suas trajetórias na Sociedade Filarmônica Minerva, instituição apoiada pela Enel Green Power

A música é uma linguagem universal que transcende fronteiras e conecta pessoas de todas as idades e culturas. Para os jovens, em especial, ela possui um poder único de inspirar, transformar e nutrir a alma de forma muito significativa.

Ao tocar um instrumento, eles descobrem um novo canal de comunicação consigo mesmos e com os outros. Afinal, a música lhes proporciona uma forma única de se expressar, transmitir suas emoções mais profundas e se conectar com aqueles que os ouvem.

A Sociedade Filarmônica Minerva, que há décadas tem fundamental importância na formação cultural da população de Morro do Chapéu, município localizado no interior da Bahia, faz com que os jovens experimentem e compartilhem suas emoções através da arte.

Duas vidas marcadas pela música

Matheus e Vanessa, de 21 e 19 anos, habitantes de Morro do Chapéu, embarcam em busca de novos desafios e descobertas no vasto mundo da música.

Os dois jovens, cheios de sonhos e talento, trilharam seus caminhos na Sociedade Filarmônica Minerva, uma joia cultuada no coração da cidade baiana que, desde 2017, conta com o apoio da Enel Green Power Brasil, que construiu três parques eólicos no município, deixando sua marca na região.

Neste ano, Vanessa foi aprovada para um intercâmbio nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), onde, inicialmente, se dedicará ao estudo de canto. Em seguida, inevitavelmente, se entregará ao abraço de um instrumento.

 

 

O Morro do Chapéu se orgulha de ser a pátria desses talentos que desbravam horizontes, e a Sociedade Filarmônica Minerva testemunha, com muita emoção, o voo de seus filhos mais promissores.

Filarmônica Minerva e Enel Green Power

Em 1906, quando os acordes da orquestra de Riachão do Utinga envolveram Morro do Chapéu, nasceu a Sociedade Filarmônica Minerva, erguida pela inspiração daquela apresentação que encantou a todos. Doações e lições ministradas aos aprendizes locais deram vida a uma banda em sua própria vila, com o nome Minerva, em reverência à deusa das artes e sabedoria.

Ao longo de 115 anos, essa sociedade se entrelaçou na identidade cultural do povo morrense, guiando gerações de cidadãos e músicos, mesmo diante de tempos difíceis, quando a falta de apoio financeiro limitou seus professores e músicos.

Entretanto, em 2017, um sopro divino, assim como o de um saxofone, trouxe esperança às notas da Minerva, com o patrocínio da Enel Green Power.

Esse apoio deu vida ao projeto cultural "Minerva: Porta para a Cidadania", iniciativa que permeia a educação musical, visando aprimorar as condições de vida dos jovens de Morro do Chapéu por meio da inclusão social, cidadã e musical.

Hoje, com essa parceria, a Filarmônica abriga 42 músicos, e a Escola de Música conta com 65 alunos. O projeto também oferece eventos socioculturais e artísticos na região, como peças teatrais, encontros de filarmônicas e festivais de música e poesia.

 

“É um orgulho para a Enel Green Power poder construir sua trajetória em Morro do Chapéu nesta parceria com a Filarmônica Minerva. Essa entidade centenária é a prova da potência transformadora da cultura. Apoiar este projeto reforça o compromisso da Enel com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, já que o ODS 4 promove a importância de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. A trajetória desses jovens morrenses que estão ganhando o mundo nos mostra que estamos conseguindo contribuir de forma positiva e transformadora com esta comunidade” (Débora Pinho, responsável pela área de Iniciativas de Sustentabilidade & Economia Circular - Enel Green Power).

ENEL