Celebramos os dois anos da nossa presença nos municípios da região Oeste da Grande São Paulo com balanço dos investimentos na melhoria da qualidade do serviço e em ações sociais e de sustentabilidade para apoiar o desenvolvimento de nossas comunidades. Os valores destinados à região fazem parte do montante de R$ 2,4 bilhões aplicados nos 24 municípios da nossa área de concessão desde 2018, quando a adquirimos o controle acionário da antiga Eletropaulo.
A região Oeste da nossa área de concessão é composta por 16 munícipios: Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Em relação aos investimentos em rede, instalamos 2.112 equipamentos telecomandados nesta região entre 2018 e 2020, dispositivos estes que permitem religar os clientes mais rapidamente e reduzir o número de consumidores sem energia em casos de interrupção no fornecimento. A instalação destes itens faz parte de um plano para aumentar o nível de automação da rede elétrica.
Além disso, para tornar a rede menos suscetível a interrupções no fornecimento de energia por fatores externos, executamos 578.656 ações de podas de árvores com galhos próximos ou em contato com a rede elétrica. Nesta mesma frente, também instalamos mais de 530 quilômetros de spacer cable (rede compacta), mais resistente ao toque de objetos externos, tais como galhos de árvores.
Para acompanhar o crescimento do mercado consumidor da Regional Oeste e reforçar a capacidade de distribuição de energia do sistema elétrico, trazendo mais flexibilidade operacional e minimizando os impactos das ocorrências, investimos na expansão do parque elétrico (subestações e linhas de subtransmissão e distribuição).
Neste período, investimos em 12 obras nesta frente. Esse conjunto de obras de expansão e modernização do parque beneficiaram 585.069 clientes e somaram aportes de R$ 169,5 milhões. Ao investir nestes ativos, preparamos a rede elétrica para suportar a expansão do mercado consumidor, possibilitando que novas indústrias e estabelecimentos comerciais se instalem na região, o que contribui para seu desenvolvimento socioeconômico.
Ações sociais e de Sustentabilidade
Além da distribuição de energia, a Enel Distribuição São Paulo se preocupa também em levar desenvolvimento humano e bem-estar social para as comunidades onde atua. Entre 2019 e 2020, por meio do programa Enel Compartilha Eficiência, a distribuidora já trocou gratuitamente 118 refrigeradores e 8.934 lâmpadas por outras novas e mais eficientes na Regional Oeste, beneficiando 2.356 famílias.
O programa Ecoenel realizou a troca de material reciclável em Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Embu das Artes, Jandira e Embu-Guaçu por desconto na conta de energia. Por meio dessa iniciativa, nos últimos dois anos, já foram beneficiados 1919 clientes.
Nos últimos dois anos, a Enel Distribuição São Paulo realizou o cadastro de mais de 16,7 mil clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) na região Oeste. Esse benefício, criado pelo Governo Federal, traz um desconto na conta de energia elétrica concedido aos primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais.
Além disso, a agentes comunitários realizaram visitas em 3.939 famílias, promovendo o cadastramento de consumidores na tarifa social e compartilhando dicas e informações sobre como economizar na conta de luz e os cuidados necessários para o convívio seguro com a rede elétrica.
Entre 2018 e 2020, a companhia fez a regularização de 110.841 ligações clandestinas em toda a área de concessão, levando rede segura, eficiente e de qualidade aos usuários, além trazer cidadania para essa parcela da população e beneficiar todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.