Enel Green Power inicia operação comercial do Parque Eólico Pedra Pintada na Bahia

A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, anunciou o início da operação comercial do Complexo Eólico Pedra Pintada (194 MW), localizado nos municípios de Umburanas e Ourolândia, na Bahia. Com investimentos da ordem da R$ 1,8 bilhão, o complexo eólico atingiu pleno funcionamento seis meses antes do previsto no cronograma inicial do projeto.

O novo parque eólico é composto por 43 aerogeradores e será capaz de gerar mais de 894 GWh por ano, o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 435 mil residências. A produção de energia da usina tem potencial para evitar a emissão de 374 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

Este é o segundo parque eólico da Enel Green Power a entrar em operação comercial no país este ano, após a recente inauguração de Aroeira (348 MW), localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, na mesma região em que está instalado o projeto Pedra Pintada. Ao todo, a EGP gerou 6 mil empregos na construção dos dois empreendimentos, dos quais mais de 2 mil foram ocupados por trabalhadores da região.

“Há cerca de 10 anos, a Bahia recebeu as primeiras usinas eólicas da Enel Green Power no Brasil. Com o início das operações de Pedra Pintada, mostramos que esta antiga parceria está cada vez mais fortalecida. Temos orgulho de ser o principal player de energia eólica da Bahia e do Brasil”, afirma Bruno Riga, responsável pela Enel Green Power no Brasil.

No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 6 GW, dos quais mais de 3,3 GW são de fonte eólica, mais de 1,5 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW hidroelétrica.

Compromisso com as comunidades locais

Em linha com o compromisso de apoiar o desenvolvimento nas regiões em que está presente, a Enel Green Power desenvolveu diversas ações de Sustentabilidade nas áreas próximas aos parques Pedra Pintada e Aroeira, a partir do diálogo permanente com as comunidades locais. Ao todo, foram beneficiados mais de 28 mil moradores nos municípios da área de influência dos parques, em 39 iniciativas nas áreas de educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional.

Por meio do programa Enel Compartilha Oportunidade, a EGP fomentou a empregabilidade e a geração de renda, promovendo qualificações e treinamentos. A empresa priorizou a contratação de trabalhadores de comunidades locais durante a fase de obras dos dois parques eólicos e realizou, em parceria com o Senai, 16 cursos profissionalizantes nas cidades de Umburanas e Ourolândia, com 160 formandos.

Na linha de apoio ao empreendedorismo, estão sendo ofertadas capacitações para associações comunitárias locais, com intuito de dar autonomia e aumentar a renda dos participantes e da comunidade. Na área ambiental, a EGP atuou nas comunidades locais com a implantação de uma tecnologia social de reaproveitamento de águas cinzas (águas residuais originadas a partir de processos domésticos, como lavagem de louça e roupa) para irrigação e adubação.  Produtores rurais locais receberam assessorias técnicas fomentadas pela EGP para aprimorarem suas produções agrícolas, além de 50 mil mudas de palma utilizadas para alimentação dos animais e um viveiro de mudas com plantas medicinais.

No segmento cultural e de educação, a EGP desenvolveu o projeto Baú de Leitura, com a instalação de salas de leitura escolares com um acervo de 900 obras de literatura infantil e juvenil, além de duas bibliotecas digitais. A iniciativa, que também promove oficinas de contação de histórias, já beneficiou mais de 2.600 alunos. A empresa também doou kits com material escolar para 1400 alunos da rede pública.

A Enel Green Power®

Dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 64 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.

ENEL