Dia do Gato: por que o furto de energia elétrica pode ser mais perigoso do que você imagina?

Published on segunda-feira, 17 fevereiro 2025

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, o volume total de energia desviada pelos furtos é superior à geração hidrelétrica da usina de Belo Monte, a segunda maior do Brasil, ultrapassando os 40 TWh (terawatt-hora).

Além de ser crime, os desvios ilegais de energia elétrica causam o aumento indevido das contas de luz, quedas de energia na região e podem, também, ocasionar choques elétricos, danos à rede e incêndios.

Gato de energia é um risco à vida

Os famosos gatos de luz podem ser efetuados ou por meio de um desvio ilegal da corrente elétrica, ou por adulterações irregulares nos medidores de energia. 

Como esses dispositivos são calibrados para receber uma quantidade específica de energia, essas adulterações podem levar a sobrecargas e curto-circuitos na rede elétrica. Então, o manejo de ligações na rede só deve ser feito por um profissional capacitado. Ou seja, os desvios clandestinos são muito perigosos para todos os envolvidos. 

Segundo o presidente da Abradee, Marcos Madureira, há diversos registros de fatalidades relacionadas aos chamados gatos de luz.

Segundo o presidente da Abradee Marcos Madureira (foto), há registros de morte por ocasião dos famigerados gatos de luz

Gato de luz é, além de crime sério de furto e estelionato, um perigo real e imediato tanto para o contraventor quanto para a população em geral. Entre os riscos envolvidos estão:

  • Choques elétricos possivelmente fatais e incêndios;

  • Oscilação e/ou interrupção na distribuição de energia; 

  • Sobrecarga da rede, resultando em problemas graves;

  • Quedas de energia que danificam aparelhos eletrônicos.

 

Além de todos os riscos, regiões onde há muitos gatos de energia costumam sofrer com quedas de luz, por conta da sobrecarga ocasionada por esses furtos. 

Como descobrir se um gato de energia está prejudicando o fornecimento na sua casa?

Descobrir se você está sendo vítima de um furto de energia elétrica não é uma tarefa difícil. 

Em entrevista ao portal Terra, o engenheiro Geraldo Tadeu de Freitas, professor de Engenharia Elétrica na Faculdade Anhanguera, afirma que “cada pessoa ou família tem seu próprio padrão de consumo, que é resultado de sua rotina pessoal e equipamentos refletidos mensalmente na conta de luz”. Ou seja, observar o valor em KWh (kilowatt-hora) das suas contas de luz é fundamental para se precaver contra furtos, uma vez que essa quantia tende a se manter constante mesmo com o valor em reais sendo alterado por tarifas e impostos. 

Em outras palavras, mantenha-se atento à quantidade de energia consumida para detectar possíveis irregularidades, como gatos de luz.

Gatos de energia representam um perigo para todos. Por isso, é importante saber detectar possíveis irregularidades

Como denunciar um gato de energia elétrica?

Para denunciar um possível furto de energia elétrica, você pode contatar-nos acessando o nosso formulário de denúncia.

Em São Paulo, os furtos de cabos tiveram redução

Outro problema sério para a distribuição de energia é o furto de cabos para venda clandestina. Normalmente, os mais visados são cabos e fios de cobre utilizados na fiação elétrica das cidades. No estado de São Paulo, a área de concessão da Enel tem tido resultados bastante positivos na redução do furto de cabos na capital

No ano passado houve uma redução de cerca de 30% no número de furtos de cabos na cidade de São Paulo, em parte graças à substituição das tampas de ferro das redes subterrâneas da cidade (majoritariamente concentradas na região do centro expandido) por modelos de concreto. 

A medida zerou o número de invasões às galerias subterrâneas visadas pelos ladrões. Já foram realizadas cerca de 900 substituições.

Na rede aérea, predominante na cidade, a empresa vem investindo em sensores e alarmes de monitoramento remoto que, em conjunto com o fortalecimento geral das redes de distribuição, prometem deixar a cidade com uma infraestrutura mais resiliente e segura. 

 

Leia também: Eletricistas de moto? Motoeletricistas chegam a SP para dar mais agilidade e eficiência nos atendimentos

ENEL