
Com quase 90 mil interrupções anuais por furtos de cabos, a prática compromete o bem-estar das pessoas, sem contar o risco à vida
Os acidentes causados pela reutilização indevida de materiais roubados também estão em ascensão. O roubo e venda clandestina de fios e cabos requer que eles sejam desencapados, o que traz risco de oxidação e contaminação por sujeira, e são, muitas vezes, também recombinados com outras porções de material. Tudo isso contribui para a falta de segurança envolvida na utilização de cabos roubados.
Um levantamento da Abracopel em 2023 contabilizou, no Brasil inteiro, mais de 2 mil acidentes envolvendo fiação elétrica e 781 mortes relacionadas. É uma morte a cada três acidentes, o que faz da utilização de material inadequado na fiação elétrica de casas e estabelecimentos uma contravenção extremamente perigosa para as pessoas.
Assim, essa epidemia de furtos de cabos e fios de energia acaba impactando na conta de luz, já que o prejuízo é absorvido em parte pelas empresas e, em parte, pelo consumidor.
Como combater o furto de cabos de rede elétrica?
Para reverter esse quadro, a Câmara dos Deputados aprovou, no ano passado, um projeto que aumenta a pena de furtos de cabos e fios de energia elétrica. Segundo o presidente da Abradee, Marcos Madureira, em entrevista para a Jovem Pan, a impunidade é um dos principais contribuintes para o aumento da prática criminosa.

O monitoramento remoto é essencial para combater o aumento de casos de furto de cabos e fios na rede elétrica
Nas áreas de concessão Enel, os esforços feitos para combater os furtos de cabos têm tido resultados expressivos. Ao contrário do senso comum, os cabos de fiação subterrânea são muito visados pelos ladrões, e a região central da cidade de São Paulo, onde os cabos são enterrados, é historicamente afetada por esse problema. Com cerca de 900 substituições de tampas de ferro da rede subterrânea da cidade por modelos de concreto, o número de furto de cabos no município diminuiu em 30% e foram zeradas as invasões às galerias subterrâneas da região central. Saiba mais lendo a matéria da Folha.
Quanto à fiação aérea, os investimentos em sensores e alarmes de monitoramento remoto têm contribuído para a redução no número de crimes dessa natureza. O investimento em tecnologia também auxilia a minimizar as interrupções causadas por furtos de cabos e fios, ajudando a mitigar os efeitos negativos da alta de furtos, como no Ceará, por exemplo.
O que fazer caso você seja vítima de furto de cabos e como prevenir?
Se você suspeita que alguém esteja furtando fios e cabos de energia, denuncie aqui e vamos te ajudar com orientações e medidas de segurança. Uma rede danificada por furto pode ser perigosa, e somente um profissional qualificado pode realizar manutenções na fiação.
Não se esqueça: quando for comprar cabos e fios de cobre, fique atento para não acabar comprando material roubado que, quando reinstalado na rede, oferece sérios riscos à vida.
Como o cobre é um mineiro de cotação internacional, sempre desconfie de valores muito abaixo dos praticados no mercado, pois provavelmente se trata de um caso de venda de material roubado.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Leia também: Aviso de desligamento programado: tudo o que você precisa saber