Dia Internacional das Mulheres: energia feminina que transforma vidas

Published on sexta-feira, 7 março 2025

A trajetória da Ana é um exemplo de como a determinação pode nos ajudar a quebrar barreiras e ir além dos nossos objetivos. Hoje ela atua como Responsável de Sustentabilidade na Enel Ceará, mas há 16 anos, ela nem imaginava que tomaria uma decisão que mudaria sua vida e a forma como se via no mundo corporativo: ingressar em uma área nova, distante de sua formação inicial, a de assistente social.

Ao longo de sua jornada, Ana sempre acreditou que suas habilidades como a criatividade, resiliência e sensibilidade seriam um diferencial no setor. E foi essa confiança aliada a uma imensa força de vontade que a permitiu transformar os desafios em oportunidades.

“Olho para trás e vejo que, embora os desafios tenham sido muitos, nenhum deles foi maior do que a minha coragem para lutar, com o apoio constante que recebi de uma empresa que valoriza as mulheres e a diversidade", compartilha Ana, lembrando da importância de um ambiente de trabalho que reconhece e celebra a força feminina.

Mércia de Araújo Oliveira, o início de um sonho, deu tudo certo

Trabalhar com restabelecimento de energia exige resiliência, coragem e habilidade. E é isso que Mércia encara todos os dias. Quando uma árvore cai sobre um fio, por exemplo, são profissionais como ela que são chamados para resolver. 

Antes de entrar na Enel, ela trabalhava como motociclista fazendo entregas. Então, viu a oportunidade de se inscrever na Escola de Eletricistas da Enel, onde, apesar de nunca ter tido experiências com eletricidade, tinha um sonho e uma força de vontade gigante em si. 

Sua motivação inicial ao entrar na Enel era a de mudar de vida, tanto no aspecto financeiro quanto no pessoal, visando o plano de carreira com evolução constante.

Por meio do curso, Mércia conseguiu uma base sólida de conhecimento e, com o tempo, foi conquistando experiência na prática. Hoje, ela relembra seu início como profissional e sua relação com seus colegas de profissão:

"Eu fui recebida de uma forma que eu não acharia que seria, né? Que ia ter algum preconceito por eu ser mulher, mas pelo contrário, as pessoas me receberam muito bem. Eu me destaquei até, eu me superei, eu superei meus desafios”.

Mércia, por meio de sua vivência, deixa uma mensagem para todas as mulheres que desejam iniciar uma carreira como eletricista e as incentiva a ir atrás dos seus sonhos, mesmo que eles pareçam distantes:

"Para as mulheres que buscam essa área e têm nela, é preciso se colocar à prova, nunca desistir ou nunca se limitar, antes de tentar. Entendeu? Acho que todo mundo tem a capacidade de fazer isso, só basta se colocar à disposição. Então, mulherada insistam e sigam seus sonhos."

Willane Silva de Paula, uma liderança que olha além dos resultados

Com uma carreira longa, de 26 anos no setor elétrico, Willane é engenheira, mãe e, hoje, ocupa o cargo de Responsável de Operação e Manutenção na Enel Rio.

Para Willane, a diversidade de cargos dentro da empresa em ambientes que, antes, eram majoritariamente masculinos, aumenta a entrega de resultados de qualquer empresa. Ela também acredita que a diversidade de gênero amplia a visão do negócio, trazendo mais criatividade e inovação para a resolução de problemas.

“Eu acredito muito no potencial da mulher e que ela pode chegar onde ela quiser. Só basta querer acreditar em si mesma e se qualificar”.

A responsável de operações entende que há barreiras impostas às mulheres, especialmente àquelas que são questionadas e cobradas com um rigor maior do que os homens. No entanto, Wilane transforma essas dificuldades em motivação para seguir em frente e provar, todos os dias, que a força feminina é capaz de superar qualquer obstáculo.

“Por isso, mulheres, acreditem em si mesmas e façam acontecer, porque vocês podem ocupar os cargos que quiserem”.

Neste Dia Internacional das Mulheres, celebramos o trabalho, a dedicação e a paixão que iluminam o caminho para um futuro mais inclusivo.

Gostou do conteúdo? Nas nossas redes sociais tem mais publicações sobre esse assunto. Confira!

Leia também: Dia da Eficiência Energética: como economizar energia de forma sustentável

ENEL