O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem como propósito nos ajudar a identificar e gerenciar nossos riscos e oportunidades em relação ao meio ambiente de forma holística, contribuindo para que nossos objetivos estratégicos sejam atingidos e para fortalecer cada vez mais nosso laço de confiança com as partes interessadas – colaboradores, fornecedores, clientes, investidores, comunidade, entre outros. Por meio, dá-se a sistematização de todas as atividades da companhia, especialmente as que oferecem maiores riscos ao meio ambiente (como aquelas com potencial de afetar a qualidade do ar, da água e do solo) e, sobre elas, são aplicadas de medidas de mitigação e controle. O Sistema abrange ainda ações de qualificação e gestão de fornecedores de serviços e materiais, verificação do atendimento da legislação ambiental e políticas da companhia, monitoramento e uso eficiente de recursos naturais e ações voltadas a prevenção de impactos e emergências ambientais.
O SGA está fundamentado e certificado na norma ISO 14.001:2015 e, sendo assim, é baseado na busca da melhoria contínua, com constante planejamento e implementação de ações – corretivas e/ou proativas –, da avaliação dos indicadores e resultados, e identificação de desvios e oportunidades de melhoria. Todas as atividades desenvolvidas partem da identificação dos possíveis impactos ao meio ambiente decorrentes das nossas atividades, e seguem uma hierarquia de controles e mitigação focando a prevenção, ou seja, evitar a materialização dos impactos identificados.
Hierarquia de mitigação de impactos ambientais:
Ainda, o SGA segue uma abordagem de ciclo de vida, ou seja, olha para os impactos da nossa cadeia de valor. Exemplos desta atuação são as ações voltadas ao consumo consciente de recursos naturais, descarte correto de resíduos, cuidados com a rede elétrica, avaliação e homologação de empresas contratadas, entre outras.
As ações, objetivos, metas e indicadores no escopo do SGA estão alinhados com o nosso posicionamento estratégico e com a Política do Sistema de Gestão Integrado.
Estas ações são extensivas as empresas parceiras por meio de projetos de educação ambiental, inspeções periódicas, qualificação ambiental e estabelecimento de objetivos e metas ambientais, relacionadas a ecoeficiência e proteção ambiental.
Também mantemos projetos de reaproveitamento dos resíduos em busca da extensão da vida útil dos produtos, baseado em modelos de economia circular. Destacam-se ações de reaproveitamento de resíduos de poda de árvores encaminhados para compostagem ou biomassa.
Também em implantação a introdução do medidor inteligente – um novo dispositivo exclusivo para os clientes brasileiros: inovador em tecnologia e design e, acima de tudo concebido para ser circular e sustentável. Os clientes de São Paulo serão os primeiros a acompanhar o consumo de forma mais prática e eficiente.
As ações, objetivos, metas e indicadores no escopo do SGA estão alinhados com o nosso posicionamento estratégico e com a Política do Sistema de Gestão Integrado.