Tecnologia e aumento de equipes em campo garantem mais agilidade nas emergências

Published on quarta-feira, 10 fevereiro 2021

A tecnologia é uma grande aliada no processo de distribuição de energia. Desde o Centro de Operações até a rede, a Enel está promovendo verdadeira revolução tecnológica no sistema de Goiás. “Nosso Centro de Operações, inaugurado em 2019, é um dos mais modernos do Brasil, resultado de um investimento de mais de R$ 4 milhões. Por ele conseguimos monitorar e fazer a gestão de toda a rede”, ressalta o diretor de Operações e Manutenção, José Januário de Oliveira Neto.

Segundo ele, outra tecnologia que está fazendo a diferença é o uso de telecontroles. “São equipamentos que colocamos na rede e que são controlados remotamente, direto do Centro de Operações. Se a rede apresenta um defeito, conseguimos isolar aquele trecho e também redirecionar as cargas de forma a restabelecer o fornecimento para os clientes com agilidade, sem a necessidade de aguardar o envio de uma equipe para fazer o reparo”, explica. Desde 2017 já foram instalados na rede de Goiás 5,6 mil telecontroles e, para este ano, outros 2 mil estão previstos. O investimento nessa tecnologia supera meio milhão de reais.

O uso de drones e helicópteros para inspecionar a rede também é um diferencial, não só em momentos de emergência, mas também como apoio nas operações de manutenção. “Com essas tecnologias conseguimos chegar rápido a locais de difícil acesso e percorrer quilômetros de rede em tempo muito menor. De 2017 para cá já foram quase 100 mil quilômetros de vôo de helicóptero. Além disso, temos hoje 23 drones espalhados nas diferentes regionais da Enel em Goiás, no suporte à operação”, conta.

A Enel também investiu em subestações de energia móveis, que acopladas a uma carreta, podem ser levadas para qualquer região. “Com isso, se tivermos um problema grave em qualquer uma das nossas subestações, temos a solução temporária até que os reparos sejam feitos, evitando assim desligamentos em massa”, afirma José Januário. Das 6 móveis hoje em operação, duas chegaram em 2020. Outras duas estão previstas para este ano.

Mas nenhuma tecnologia seria suficiente sem o investimento em mão de obra. De acordo com o diretor de Operações da Enel Goiás, hoje a distribuidora opera com quase 2,2 mil equipes, cerca de 6 mil colaboradores. Isso representa um aumento de 136% em relação a 2019.

ENEL