Entenda Sua Conta
Como funciona a composição da sua conta de energia:
Todo ano, a tarifa de energia passa por um reajuste tarifário, definido e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que impacta diretamente no valor final da conta de energia. As distribuidoras de energia, entre elas, a Enel Goiás, não gerenciam este reajuste.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no dia 18 de outubro de 2022, o reajuste tarifário da Enel Distribuição Goiás. Segue o reajuste médio para consumidores:
- Para clientes residenciais, foi de 5,81%;
- De média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, foi de 10,84%.
O reajuste será, em média, de 7,22% e passou a vigorar desde o dia 22 de outubro de 2022. O principal fator que influenciou este aumento foi o aumento dos encargos setoriais, a alta da inflação e o baixo nível dos reservatórios de água durante a crise hídrica, no ano passado, quando o país precisou acionar mais usinas termelétricas, impactando diretamente nos custos de compra de energia produzida pelos geradores.
Tarifas de Energia
As tarifas de energia são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como:
- Impostos;
- Encargos setoriais;
- Custos de geração;
- Custos de transmissão de energia.
Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia e repassados diretamente as empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.
Por exemplo:
De uma conta de luz de R$ 100, apenas R$ 20,07 são destinados à Enel Distribuição Goiás para operação e a manutenção da rede elétrica e investimentos na expansão e na qualidade do seu sistema de distribuição.