Leitura plurimensal rural
Venha conhecer como funciona a leitura plurimensal conforme determina a Resolução Normativa ANEEL N° 1000/21.
O que é a leitura plurimensal para clientes rurais?
É a possibilidade que a Enel tem de realizar a leitura do medidor de energia em intervalos de até 12 meses, o que se aplica aos clientes cadastrados como rurais. Neste sentido, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) faculta às distribuidoras ofertar aos clientes a modalidade de autoleitura, realizada através de nossos canais de atendimento.
Mas como acontece o faturamento?
Nos meses em que o leiturista da Enel não vai até a propriedade rural medir o consumo, o faturamento pode ser realizado de duas formas (Autoleitura ou Faturamento pela média de consumo):
1) Autoleitura
O processo consiste em:
1.1 – Verifique a data da próxima leitura indicada na conta de energia, disponível no campo “dados de medição”. De acordo com o calendário do envio da autoleitura (abaixo), você deverá informar a leitura do seu relógio (medidor de energia). Informe a leitura até 7 dias antes (vide calendário) da data da próxima leitura informada na conta.
Onde encontrar na Fatura a Data da Próxima Leitura (exemplo):
1.2 – Com esse número em mãos, entre em contato com a Enel em um de nossos canais de atendimento:
Site (Agência Virtual): enel.com.br
Central de Teleatendimento: 0800 062 0196
Aplicativo Enel Goiás: Google Play / App Store
Veja como informar sua autoleitura utilizando nossos Canais de Atendimento
Para registrar pela Agência Virtual, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse https https://www.enel.com.br/pt-goias/login
- Digite seu e-mail e senha de cadastro (Ou faça uma nova conta em “Cadastre-se”)
- Selecione a opção Autoleitura Rural
- Coloque o mês e o ano de referência
- Insira o seu nome como solicitante do serviço e o seu telefone
- Insira a data em que a leitura foi realizada
- Insira a leitura colhida no medidor
- Finalize o atendimento e anote o número do protocolo
Pronto. A sua leitura foi registrada!
Para registrar pela Central de atendimento 0800 062 0196, você não precisa aguardar a fila para falar com um de nossos atendentes. Opte pelo atendimento eletrônico seguindo o passo a passo abaixo:
- Digite 2 para Outros Serviços
- Digite 5 para Autoleitura
- Digite a sua Leitura
- Anote o número do protocolo
Pronto. A sua leitura foi registrada!
Ou você ainda pode usar nosso aplicativo:
- Faça o download do aplicativo “Enel Goiás” na App Store ou Google Play;
- Clique em “Unidades Consumidoras” e adicione o número de sua unidade e os dados do cliente;
- Depois, selecione a opção “Autoleitura Rural”;
- Insira seu mês e ano de referência, nome e telefone do solicitante, data em que a leitura foi realizada, leitura colhida no medidor e clique em “Enviar”;
- Anote o número do protocolo.
Pronto. A sua leitura foi registrada!
Caso o registro da autoleitura não seja realizado conforme os canais de atendimento indicados acima, o seu faturamento será realizado pela média do consumo conforme indicado no item 2 a seguir.
2) Faturamento pela média
Nesta modalidade, o faturamento mensal é realizado com base na média de consumo dos últimos 12 meses.
Observação:
Excepcionalmente se o histórico de faturamentos for menor que 12 meses, será utilizada a média aritmética dos valores faturados dos meses disponíveis ou, caso não haja histórico de faturamento anterior, o custo de disponibilidade, e, caso aplicável, os valores contratados (Contrato de Demanda).
Vale lembrar que a diferença de valor entre o consumo médio faturado e o que realmente foi consumido será compensada automaticamente na próxima conta de energia onde houver leitura realizada pela Enel ou quando houver a informação da autoleitura pelo consumidor.
Veja a simulação abaixo!