Venha conhecer como funciona a leitura plurimensal conforme determina a Resolução Normativa ANEEL N° 1000/21.

O que é a leitura plurimensal para clientes rurais?

É a possibilidade que a Enel tem de realizar a leitura do medidor de energia em intervalos de até 12 meses, o que se aplica aos clientes cadastrados como rurais. Neste sentido, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) faculta às distribuidoras ofertar aos clientes a modalidade de autoleitura, realizada através de nossos canais de atendimento.

Mas como acontece o faturamento?

Nos meses em que o leiturista da Enel não vai até a propriedade rural medir o consumo, o faturamento pode ser realizado de duas formas (Autoleitura ou Faturamento pela média de consumo):

1) Autoleitura

O processo consiste em:

1.1 – Verifique a data da próxima leitura indicada na conta de energia, disponível no campo “dados de medição”. De acordo com o calendário do envio da autoleitura (abaixo), você deverá informar a leitura do seu relógio (medidor de energia). Informe a leitura até 7 dias antes (vide calendário) da data da próxima leitura informada na conta.

Onde encontrar na Fatura a Data da Próxima Leitura (exemplo):

Acesse nos links abaixo os Calendários mensais para o envio de Autoleitura do ano de 2022:

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO

1.2 – Com esse número em mãos, entre em contato com a Enel em um de nossos canais de atendimento:

Site (Agência Virtual): enel.com.br

Central de Teleatendimento: 0800 062 0196

Aplicativo Enel Goiás: Google Play / App Store

 

 

Veja como informar sua autoleitura utilizando nossos Canais de Atendimento

Para registrar pela Agência Virtual, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse https https://www.enel.com.br/pt-goias/login
  2. Digite seu e-mail e senha de cadastro (Ou faça uma nova conta em “Cadastre-se”)
  3. Selecione a opção Autoleitura Rural
  4. Coloque o mês e o ano de referência
  5. Insira o seu nome como solicitante do serviço e o seu telefone
  6. Insira a data em que a leitura foi realizada
  7. Insira a leitura colhida no medidor
  8. Finalize o atendimento e anote o número do protocolo

Pronto. A sua leitura foi registrada!

Para registrar pela Central de atendimento 0800 062 0196, você não precisa aguardar a fila para falar com um de nossos atendentes. Opte pelo atendimento eletrônico seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Digite 2 para Outros Serviços
  2. Digite 5 para Autoleitura
  3. Digite a sua Leitura
  4. Anote o número do protocolo

Pronto. A sua leitura foi registrada!

Ou você ainda pode usar nosso aplicativo:

  1. Faça o download do aplicativo “Enel Goiás” na App Store ou Google Play;
  2. Clique em “Unidades Consumidoras” e adicione o número de sua unidade e os dados do cliente;
  3. Depois, selecione a opção “Autoleitura Rural”;
  4. Insira seu mês e ano de referência, nome e telefone do solicitante, data em que a leitura foi realizada, leitura colhida no medidor e clique em “Enviar”;
  5. Anote o número do protocolo.

Pronto. A sua leitura foi registrada!

Caso o registro da autoleitura não seja realizado conforme os canais de atendimento indicados acima, o seu faturamento será realizado pela média do consumo conforme indicado no item 2 a seguir.

2) Faturamento pela média

Nesta modalidade, o faturamento mensal é realizado com base na média de consumo dos últimos 12 meses.

Observação:

Excepcionalmente se o histórico de faturamentos for menor que 12 meses, será utilizada a média aritmética dos valores faturados dos meses disponíveis ou, caso não haja histórico de faturamento anterior, o custo de disponibilidade, e, caso aplicável, os valores contratados (Contrato de Demanda).

Vale lembrar que a diferença de valor entre o consumo médio faturado e o que realmente foi consumido será compensada automaticamente na próxima conta de energia onde houver leitura realizada pela Enel ou quando houver a informação da autoleitura pelo consumidor.

Veja a simulação abaixo!

ENEL