A cidade de Fortaleza, no Ceará, foi escolhida para receber o primeiro sistema de carros elétricos compartilhados do Brasil, uma iniciativa que une preservação ambiental e inovação. São vinte carros elétricos e doze estações de recarga estrategicamente espalhadas pela cidade. O uso compartilhado de carros ou car sharing já é uma realidade em muitos países da Europa e passa a ser também na capital cearense.
Para tornar o projeto realidade, a Enel Distribuição Ceará é responsável pela plataforma de medição e acompanhamento do processo de carga nas estações, integrado ao sistema de faturamento de sua distribuidora de energia. Para usar os carros, é fácil e rápido: pelo aplicativo “Vamo” para smartphone, o usuário faz seu cadastro, paga uma taxa mensal e escolhe o veículo que deseja de acordo com a disponibilidade de cada estação.
Car Sharing
O sistema de car sharing foi lançado no ano de 2011 em Paris, na França. Outros grandes centros como Londres, na Inglaterra, e Estados Unidos, também já consolidaram o sistema de carros compartilhados como ação de mobilidade urbana. Na Itália, a Enel já opera o sistema de car sharing elétrico (Car2Go) com estações de recarga rápida (22kW-AC) e gestão remota por meio do EMM (Electric Mobility Management).
Segundo estudos, a frota mundial de carros elétricos pode chegar a 230 milhões de veículos em 2030, representando 35% do total de veículos. De acordo com pesquisas da Frost & Sullivan, em 2015, já haviam mais de 15 mil pontos públicos para carga de veículos elétricos na Europa.