“A sustentabilidade vai ser o ponto de apoio para o crescimento das corporações do século XXI. Muitas companhias já estão investindo nisso, mas nenhuma organização ainda encontrou uma fórmula perfeita, e ainda há muito trabalho a ser feito”
Segundo Wadia, o uso crescente de plataformas de comunicação digital levou a um aumento desproporcional na demanda por sustentabilidade, em particular no caso da Geração Z, parcela da população nascida do final do século passado até o começo deste, mais exigente quando se trata de comportamento corporativo.
Os jovens estão exigindo que as marcas comuniquem seus valores com clareza e esperam que as empresas usem seu enorme poder de influência para mudar o destino do planeta para melhor. Cerca de 90% dos millennials dizem estar dispostos a ser leais à marcas que adotam uma causa e estão preparados para mudar seus próprios hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental.
“Para as empresas - explicou Wadia - é uma questão de visão e, portanto, de liderança. Eles devem aprender a pensar sobre o futuro não em termos anuais, mas de gerações, pelo menos um quarto de século. E eles precisam começar a fazer isso agora. A pergunta que deve ser feita é sobre qual mundo deixaremos para nossos netos, se continuarmos a fazer negócios da maneira como fazemos hoje?”
Para Wadia, a tecnologia será uma importante aliada das empresas nessa busca. A possibilidade de criar produtos de alta qualidade, mas com um impacto que está se aproxima de zero. A produção utilizando energias renováveis é fundamental, mas é também necessário focar em inovação aberta e sustentável, buscando o desenvolvimento de processos de fabricação que resultem em quase nenhum desperdício.
Para isso, é preciso cooperação e disposição para se tornar parte de um ecossistema que vai além dos limites da empresa, porque é impossível obter sucesso sem o estabelecer parcerias.
Sustentabilidade produz valor
O processo não é simples e nem rápido. Contudo, como Roberto Deambrogio, Diretor de Comunicação do Grupo Enel, observou, é um processo que sempre produzirá valor. A oferta de produtos e serviços sustentáveis se torna cada vez mais importante e, por sua vez, contribui para acelerar a demanda: é isso que estamos vendo com nossa energia renovável e nossos produtos e serviços baseados em sustentabilidade.
“Precisamos trabalhar em duas frentes. As grandes empresas precisam tornar seus sistemas produtivos cada vez mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, eles devem conscientizar os clientes sobre o quão importante é comprar bens e serviços que são produzidos de maneira sustentável para o futuro de todos nós. Em outras palavras, devemos criar um sistema capaz de promover uma cultura de sustentabilidade e, ao fazê-lo, gerar um círculo virtuoso de oferta e demanda. ”
Por fim, Deambrogio destacou as diversas maneiras de geração de valor que processos sustentáveis trazem para as companhias: facilita reduções nos custos de produção, aumenta as margens de lucro, reforça a lealdade dos clientes e, na frente financeira, possibilita o acesso a empréstimos com taxas de juros menores.
Dentro deste quadro geral, o uso de energias renováveis, muitas vezes mais baratas que as fontes tradicionais, contribui de maneira significativa para redução de custos e o impacto ambiental, considerando que metade das emissões atuais de CO2 são causadas pela geração de energia a partir de combustíveis fósseis.
Um exemplo é o da Anheuser-Busch, uma das maiores produtoras de cerveja do mundo, que graças à Enel Green Power está produzindo sua cerveja Budweiser com 100% de energia renovável nos EUA. Descrevendo essa experiência, Jodi Harris, vice-presidente de Marketing Culture and Learning da empresa, explicou: “Nossa missão sempre foi fazer da América o melhor lugar do mundo para se viver. Acreditamos que a maneira mais eficaz de conseguir isso é produzindo uma cerveja de excelência, ao mesmo tempo que reduzimos nossa pegada ambiental ”. A gigante produtora de cerveja fez desta mensagem o cerne de sua estratégia de comunicação e foi recebida com entusiasmo por sua base de clientes
As palavras de Jodi Harris foram repetidas por Valerie Smith, diretora global do setor de sustentabilidade corporativa do Citi, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo. “Nós nos comprometemos com a descarbonização completa das nossas atividades até 2020. Inicialmente, consideramos que essa é uma meta marginal, mas hoje ela se tornou uma característica fundamental de nossa estratégia de crescimento. A energia renovável é uma pedra fundamental para construir qualquer projeto de sustentabilidade que uma empresa - incluindo a nossa - gostaria de desenvolver. É o elemento chave que nos dá o poder de imaginar qualquer coisa. ”
Imaginar, neste caso, significa mudar para melhor. E é a capacidade de mudança que, de acordo com Martin Luther King, é a própria definição de poder.
Clique aqui para assistir o vídeo completo.