A autoleitura do medidor de energia já está disponível em Goiás desde a última terça-feira (14) e é fundamental que cada cliente fique atento à data para realizá-la. A data varia de cliente para cliente e é baseada na data da próxima leitura informada na última conta de luz.
A primeira coisa a ser feita, é pegar a última conta de luz e verificar qual é a data informada da próxima leitura e então identificar o período da autoleitura, que é no quarto ou no terceiro dia antes desta data informada na fatura.
Ao acessar o aplicativo ou o site da Enel para informar a leitura, se estiver fora da data, o cliente receberá imediatamente um aviso informando a data correta. Se essa data já tiver passado, não é necessário se preocupar pois, neste primeiro momento, aquelas pessoas que perderem por qualquer razão o período da leitura vão receber a visita do leiturista Enel. Mas é muito importante que cada vez mais pessoas façam a autoleitura na data adequada, pois só assim conseguiremos reduzir a exposição das nossas equipes ao risco de contrair o coronavírus.
Autoleitura em Goiás
A autoleitura, que já era feita por clientes rurais, foi disponibilizada desde o dia 14 para clientes residenciais e comerciais, para que estes forneçam a leitura do próprio medidor de energia. Com isso, conseguiremos retirar temporariamente das ruas as equipes que fazem a leitura dos medidores, assim como reduzir o tempo de exposição em campo, protegendo clientes e colaboradores nesse momento de avanço da pandemia do coronavírus.
A autoleitura pode ser informada pelo site da Enel (www.enel.com.br) e já está disponível também no aplicativo Enel Goiás para Android e iOS. É preciso baixar a versão mais atualizada para contar com a funcionalidade.
Os clientes que optarem por não fazer a autoleitura podem ter a conta de energia faturada pela média aritmética de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura”, explica Alessandra.
A opção não vale para clientes industriais, já que 95% deles já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura. Clientes que participam como Geração Distribuída e Tarifa Branca também continuarão sendo lidos.
Como funciona a autoleitura
Para fazer a autoleitura basta o cliente ir até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial dele, anotar o número exibido no aparelho e informá-lo à Enel pelo site ou app.
Quando for informar, selecione a opção Autoleitura Urbana, informe a unidade consumidora, nome, telefone, e-mail, a leitura colhida no medidor e a data da mesma. Antes de clicar em enviar, aproveite e marque a opção de adesão ao recebimento da fatura por e-mail. Assim que enviar, aparecerá uma mensagem dizendo que o registro foi feito com sucesso, e o número do protocolo.
Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura. “É importante ressaltar que a ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, recomendamos que o cliente retorne ao medidor e confira se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor”, ressalta Alessandra.
Uma vez confirmada a autoleitura, o cliente receberá a fatura digital por e-mail, caso tenha aderido à facilidade, ou impressa. A conta será entregue até cinco dias antes do vencimento.
Os clientes podem baixar gratuitamente o aplicativo Enel Goiás para Android e IOS e ter acesso a serviços diversos, como solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia. Além disso, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr), ou facilmente acessando sua conta pelo WhatsApp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.
Perguntas frequentes
Por que a Enel disponibilizou a autoleitura?
Preocupada com a saúde de seus clientes e colaboradores neste período de avanço da pandemia do coronavírus, a Enel decidiu reduzir gradativamente das ruas as equipes que fazem a leitura dos medidores, bem como reduzir o tempo de exposição dos colaboradores ao risco de contrair o coronavírus. Para tanto, disponibilizou para os clientes a opção da autoleitura.
A autoleitura é obrigatória?
Não, a autoleitura é uma opção oferecida ao cliente. Quem não quiser fazer a autoleitura, pode ter a conta de energia faturada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme disposições da ANEEL, contidas no artigo 111 da Resolução Normativa nº 414/10, em situações de calamidade pública. Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
Quem pode fazer a autoleitura?
Clientes residenciais e comerciais (com exceção de alguns perfis de faturamento, como tarifa branca e geração distribuída por exemplo).
Como se dá a autoleitura em condomínios?
Este cliente poderá fazer a leitura desde que seja possível visualizar os números do medidor de seu apartamento. No caso de não conhecer o local onde fica o medidor, a recomendação é procurar o próprio condomínio para se informar (por meio de zelador, síndico, manutenção).
Quando farei a autoleitura?
A data da autoleitura varia de cliente para cliente. Ela deve ser feita no quarto ou no terceiro dia antes da data da próxima leitura indicada na última fatura. Por exemplo, se a próxima leitura será em 15 de maio, o cliente tem que informar a autoleitura do dia 11 até o dia 12.
Como faço para informar os números da minha leitura?
Basta acessar os nossos canais digitais (app Enel Goiás ou agência virtual no site da Enel), escolher as opções: serviços, autoleitura urbana. Preencher o formulário, digitar os números da leitura e confirmar. Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, aparecerá uma mensagem de alerta, pedindo confirmação da leitura. A ferramenta já faz uma comparação automática com o número informado e a média de consumo do cliente. Caso apareça uma mensagem de alerta, o cliente deve retornar ao medidor e conferir se anotou algum número errado. É muito importante que a leitura informada seja fiel à mostrado no medidor.
Até quando o serviço estará disponível?
Ainda não existe uma data exata, mas o serviço será mantido enquanto durar o período de pandemia do coronavírus. Informaremos com antecedência se o serviço for interrompido.
Se eu perder a data da autoleitura?
A Enel está enviando leituristas para fazer a leitura dos medidores de clientes que, neste primeiro momento, perderem a janela de leitura. Progressivamente, esses leituristas serão retirados das ruas para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus, por isso é muito importante que cada vez mais pessoas façam a autoleitura na data correta.
Produtor rural deve fazer a autoleitura?
Em Goiás, a autoleitura rural já era feita antes do período de crise do coronavírus. Os produtores rurais devem seguir fazendo a autoleitura da forma como já faziam. A ferramenta da autoleitura urbana não se aplica ao cliente rural.
E as indústrias, devem fazer a autoleitura?
95% dos clientes industriais já é faturado por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura.