EGP Projeto PAE
O PAE é um documento elaborado pelo empreendedor – neste caso, a Enel Green Power –, que identifica procedimentos e ações que devem ser colocados em prática se houver situação de emergência nas barragens. Neste plano são identificadas possíveis situações de emergência da barragem, as ações que devem ser executadas e os agentes que devem ser notificados. O plano é desenvolvido e implementado de acordo com as exigências da nova Lei da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) – nº14.066/2020 e das prefeituras e Defesas Civis municipal e estadual.
É a região situada imediatamente abaixo (à jusante) do nível da barragem e que poderia ser inundada em um caso de rompimento, sem que haja tempo suficiente para uma intervenção pelas autoridades competentes. Os moradores destas áreas devem ser devidamente orientados e treinados para, caso ocorra uma emergência, se dirigirem às rotas de fuga.
São caminhos devidamente sinalizados e que devem ser percorridos para uma rápida e segura evacuação da região. Essa rota leva aos pontos de encontro seguros, onde a Defesa Civil Municipal poderá prestar o devido suporte.
São locais definidos como seguros, sem risco de inundação e que estarão devidamente sinalizados, onde a população nos arredores da usina pode aguardar em segurança as orientações da Defesa Civil sobre os passos seguintes.
É um sistema de comunicação em massa que pode ser composto por sinalizações de alerta físicos e/ou sonoros, como placas de sinalização e sirenes ou outras tecnologias de melhor abordagem que auxiliam na orientação da população durante atividades de treinamento e situações de risco. O acionamento do sistema de alerta é de maneira preventiva em uma situação de possível emergência. Ao ser informada da situação de emergência, a população mapeada na ZAS deverá sair imediatamente de sua propriedade e seguir a rota de evacuação.
É área de impacto na região abaixo da usina que a água pode chegar em uma situação de possível ruptura. A delimitação é prevista por um modelo hidráulico, associadas às vazões dos rios e aos estudos de segurança de barragens.
Sim, as barragens da Enel Green Power são seguras e monitoradas diariamente. O Plano de Ação de Emergência foi desenvolvido para treinamento da população e colaboradores e possui um acionamento preventivo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Defesa Civil.
É um evento de treinamento que simula uma situação de risco na usina, para que a comunidade e agentes envolvidos tomem conhecimento das ações previstas e sejam treinados em como proceder caso ocorra uma emergência real. Ele é importante também para esclarecer dúvidas da população. Os simulados são realizados em parceria com as Defesas Civis estadual e municipal.
A segurança de barragens é a condição que visa manter a sua integridade estrutural e operacional da barragem e a preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente.
A EGP monitora suas barragens 24h por dia, sete dias na semana, utilizando sistemas de monitoramento remoto, com transmissão em tempo real. Além disto, técnicos realizam inspeções periódicas nas estruturas, além de diversos equipamentos instalados de acompanhamento.
Definida pela Lei nº 14.066/20, a PNSB garante que padrões de segurança de barragens sejam seguidos, reduzindo assim a possibilidade de acidentes e suas consequências, além de regulamentar as ações e padrões de segurança.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações referentes à barragens!
Entre em contato com a gente:
Ouvidoria Enel Green Power
0800 285 3455
Esse canal funciona 24horas por dia, sete dias da semana.