Ligação Nova
Veja aqui todas a orientações para o seu pedido de ligação nova
O que é ligação nova?
É a primeira ligação de energia em algum imóvel residencial ou comercial. Ou seja, se o seu imóvel nunca teve um relógio de energia instalado, você deve solicitar um medidor. Antes de solicitar a Ligação Nova, é importante fazer o levantamento da carga que será utilizada no seu imóvel.
Fique atento: antes de construir o seu padrão de energia conheça as normas técnicas.
Importante saber: nós fazemos a ligação de energia do ramal de entrada até a caixa de medição. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deve providenciar a instalação elétrica interna. Contrate um eletricista qualificado, que conheça nossas normas técnicas.
- Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais maiores de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado), com procuração oficial e firma reconhecida em cartório.
Importante: o solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel.
Pessoa Física
- RG (ou documento de identificação oficial com foto)
- CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada, de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal)
Pessoa Jurídica
- Apresentação do CNPJ original ou cópia simples, ou cópia autenticada, ou respectivo protocolo na JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo
- Documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição)
- Documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is): RG e CPF
Poder Público
- Apresentação de ofício expedido pelo órgão público competente (departamento, secretaria ou empresa pública), formalizando a solicitação
Documento que comprove a Posse ou Propriedade do imóvel
A solicitação de documentos de posse ou propriedade foi publicado no Art.67 da REN1000 da Aneel. Veja alguns documentos válidos para recebimento em área urbana ou rural.
- Escritura Pública ou RGI do imóvel
- Contrato de Compra e Venda
- Contrato de Locação
- Termo de Doação
- Termo de Permissão de Uso
- Contrato de Arrendamento
- Contrato de Comodato
- Formal de Partilha
- Contrato de Financiamento Imobiliário
- Escritura de Permuta
- Boletim Cadastral Imobiliário
Fica dispensada a apresentação de documentos de Posse ou Propriedade para solicitação de Nova Conexão para Unidade existente com contrato encerrado/desativado.
Residenciais e comerciais
- Caso a sua solicitação seja para a ligação de apartamento ou sala comercial de baixa tensão e que já possui uma ligação de energia da administração do prédio, clique aqui. Você também pode solicitar via agência virtual ou aplicativo da Enel. Caso a ligação da administração do prédio ainda não existe, entre em contato com o seu condomínio para que ele faça a solicitação.
Outros canais para solicitação:
- Lojas de Atendimento Presencial – clique aqui e consulte os endereços
- Telefone: 0800 72 72 120
Para serviços técnicos:
- Canal Eletrônico Serviços Técnicos pelo e-mail servicos.tecnicos.sp@br.enel.com e Portal Técnico de Atendimento BT através do site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/tecnico: exclusivo para profissionais técnicos ou engenheiros;
Empresas
- Central de Relacionamento Corporativo pelo telefone 0800 72 71 196 e e-mail clientes.corporativos.sp@br.enel.com;
- Ligações de novos Empreendimentos de Múltiplas Unidades Consumidoras (EMUC) cujo pedido for em nome de empreendimentos imobiliários (SPE), construções ou incorporações, utilizar o canal eletrônico ligacao.emuc.sp@br.enel.com.
PRAZOS
Até 5 dias úteis para a vistoria e instalação de medição BT
Importante: caso na ligação haja a necessidade obras de extensão na rede elétrica os prazos sofrerão alterações.
TAXAS
Não há cobranças para a ligação nova do seu medidor.
A primeira vistoria será realizada por parte da Enel, caso a instalação esteja de acordo com as normas técnicas a ligação será efetuada.
Na necessidade de mais de uma vistoria, devido a reprova do padrão de energia, haverá cobrança de taxas na conta de energia, conforme estabelecido pela Aneel. Consulte aqui os valores.
Clique aqui e tenha acesso ao nosso guia rápido
Importante saber: se a soma da potência de todos os equipamentos que serão instalados na sua unidade for superior a 75 kW e inferior ou igual a 2.500 kW. Veja abaixo como solicitar sua Ligação Nova.
- Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais maiores de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado), com procuração oficial e firma reconhecida em cartório.
Importante: o solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel.
Pessoa Física
- RG (ou documento de identificação oficial com foto)
- CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada, de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal)
Pessoa Jurídica
- Apresentação do CNPJ original ou cópia simples, ou cópia autenticada, ou respectivo protocolo na JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo
- Documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição)
- Documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is): RG e CPF
Poder Público
- Apresentação de ofício expedido pelo órgão público competente (departamento, secretaria ou empresa pública), formalizando a solicitação
Clique aqui para consultar os demais documentos necessários, conforme o tipo de Ligação Nova Grupo A;
Célula de captação: e-mail captacao.sp@br.enel.com
Central de Relacionamento Poder Público: e-mail clientes.governo.sp@br.enel.com
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 72 71 196 (exclusivo para órgãos ou empresas públicas).
Nós fazemos a ligação de energia do ramal de entrada até a SEE/cabine primária. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deve providenciar a instalação elétrica interna.
Contrate um eletricista qualificado, que conheça nossas normas técnicas!
Especificações para montar sua Subestação de Energia/Cabine Primária
Se a sua demanda é superior a 75 kW e inferiores ou igual a 2.500 kW, clique aqui para consultar a especificação técnica.
Acesse aqui para demandas superiores a 2.500 kW.
Se o seu imóvel possui ou já possuiu medidor instalado anteriormente, mas a propriedade está sem energia devido a encerramento contratual, fique tranquilo! Basta solicitar em nosso 0800 72 72 120 a reativação com ou sem troca de titularidade, ou seja, a conta pode continuar com o mesmo titular ou ser transferida para outra pessoa.
Mas, se você precisa que a sua energia seja religada após ter sido cortada devido a pendências financeiras, você pode solicitar aqui a religação, importante que as suas contas estejam quitadas.