Garantir uma ligação nova pode parecer uma tarefa complicada, mas, com a Enel, esse processo se torna simples e direto.

Este guia foi criado para ajudar você a entender cada etapa necessária para solicitar uma ligação de energia em seu imóvel, garantindo que tudo seja feito de acordo com as normas e regulamentações atuais. Conheça o passo a passo para a sua ligação de energia.

O que é uma Ligação Nova?

É a primeira ligação de energia em algum imóvel residencial ou comercial com a instalação de um relógio pela Enel.

Contrate um eletricista qualificado, que conheça as normas técnicas vigentes da Enel para orientá-lo sobre o tipo de ligação e padrão de entrada de energia que você necessita montar para pedir a instalação de seu relógio.

Para mais informações sobre o padrão individual, acesse a norma vigente CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR

 

Para conseguir ter a ligação nova em seu imóvel, basta seguir os 4 passos abaixo:

1º passo: definição da carga

A carga elétrica refere-se à potência de cada equipamentos no seu imóvel, medida em watts (W). Ou seja, a carga de instalação se refere a todas as lâmpadas, tomadas e equipamentos que você usa na sua propriedade. A definição da carga servirá para definir qual é o seu padrão de entrada, um elemento indispensável para a solicitação da sua ligação de energia.

O padrão de entrada deverá ser montado de acordo com a cabo e disjuntor do combo escolhido.

Os combos apresentados são as configurações mais frequentes em tensão 120/240V (Delta).  Caso seu imóvel tenha outra carga deverá ser informada ao atendente no ato do pedido.

Se seu imóvel estiver em rede de distribuição Estrela (127/220V) ou rede subterrânea os exemplos de combos de carga e característica do padrão (disjuntor e cabo) não poderão ser aplicados.

Se você não souber a tensão de fornecimento da sua região, entre em contato com nossos canais de relacionamento.

2º passo: construção do Padrão de Entrada

Agora que você já sabe qual é a carga instalada do seu imóvel, é hora de instalar o padrão de entrada da sua ligação nova, que inclui:

  • Poste ou fachada para o ponto de ancoragem do ramal de ligação;
  • Ramal de conexão, com passagem dos cabos dentro do eletroduto (bengala);
  • Ramal de entrada, com passagem dos cabos na caixa e para o imóvel;
  • Caixa para instalação do medidor da Enel;
  • Disjuntor geral.
  • Instalar número do imóvel de forma visível
  • Para todos os casos de instalação do padrão, inclusive em muro lateral, deverá ser previsto livre acesso ao medidor ou a possibilidade de visualização do medidor pela via pública, sem a necessidade de adentrar à residência para a tomada de leitura; 
  • Se a edificação for recuada em relação ao limite de propriedade com a via pública, sua instalação deve ser obrigatoriamente instalada no limite da propriedade com a via pública;
  • Caso a fachada da edificação esteja junto ao limite de propriedade com a via pública, a instalação da caixa deve ser feita de forma semi-embutida com eletroduto aparente;
 

Em rede aérea, o ponto de conexão poderá ser em poste homologado pela Enel (aço tubular seção quadrada ou circular; de concreto duplo T ou circular; de fibra, poliéster ou polimérico, seção quadrada ou circular). Caso você faça a construção do poste particular (tipo coluna) ou o ponto de conexão faça parte da edificação (fachada do imóvel) deverá ser encaminhado à Enel um  Documento de Responsabilidade Técnica e um Termo assinado por profissional legalmente habilitado, contendo as necessárias especificações técnicas, conforme modelo Anexo F (disponibilizado na Especificação CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR | | Download)

Fique Atento

Nós preparamos algumas dicas para que você seguir na hora de construir seu padrão de entrada e evitar rejeições.

  • Observe se a bitola do cabo instalado está compatível com o disjuntor. Você poderá seguir com os exemplos indicados nos combos.
  • Não esqueça de instalar o aterramento e de seguir corretamente as cores dos cabos.
  • Verifique se o seu imóvel está com a numeração visível, para que nossa equipe consiga localizar o local.
     

3º passo: documentação necessária para o pedido na Enel

Depois que o padrão de entrada estiver concluído, você precisará solicitar a sua ligação nova. Mas isso é rápido! 

Ao solicitar para a Enel Ligação Nova, você precisa dos seguintes documentos:

  • Endereço completo.
  • Documento de identificação do solicitante com foto.
  • Informações da carga instalada.
  • Também poderá ser solicitado a documentação de vínculo com o imóvel caso seu pedido seja trifásico ou se houver débito vencido na instalação que deseja reativar.
  • Caso a solicitação seja feita por terceiros, será necessário apresentar um documento de autorização assinado pelo solicitante.

 

Obs: Nos casos em que o ponto de ancoragem seja na fachada do imóvel ou coluna moldada, será necessário apresentar um termo de responsabilidade técnica (ART ou TRT Civil ou RRT) elaborado por um profissional habilitado.

Entre em contato conosco pelo 0800 72 72 120, ou vá até uma das lojas presenciais para falar sobre sua nova ligação.

4º passo: ligação do medidor

Assim que o padrão estiver montado, a equipe da Enel fará a ligação nova de energia do seu medidor!

Para pedidos que não possuem necessidade de obras na rede, a ligação poderá ocorrer em até 5 dias úteis. Então lembre-se de deixar uma pessoa no local para acompanhar a equipe da Enel, e de deixar seu padrão de entrada concluído e com livre acesso para a realização da instalação do medidor.

Um serviço novo ao qual você pode aderir é o agendamento virtual, onde a Enel irá conferir seu padrão de entrada através de uma videochamada, o que permite agilizar os processos de uma ligação nova.

Após a conclusão da ligação de energia em seu imóvel, a primeira fatura poderá ser emitida entre 15 e no máximo 47 dias, enquanto os demais faturamentos poderão ocorrer em um intervalo de 27 a 33 dias.

Outras opções de adesão aos serviços:

  • Conta por e-mail;
  • Débito automático;
  • Tarifa branca;
  • Alterar a data de vencimento da conta.

 

ENEL