Garantir uma ligação nova pode parecer uma tarefa complicada, mas, com a Enel, esse processo se torna simples e direto.
Este guia foi criado para ajudar você a entender cada etapa necessária para solicitar uma ligação de energia em seu imóvel, garantindo que tudo seja feito de acordo com as normas e regulamentações atuais. Conheça o passo a passo para a sua ligação de energia.
O que é uma Ligação Nova?
É a primeira ligação de energia em algum imóvel residencial ou comercial com a instalação de um relógio pela Enel.
Contrate um eletricista qualificado, que conheça as normas técnicas vigentes da Enel para orientá-lo sobre o tipo de ligação e padrão de entrada de energia que você necessita montar para pedir a instalação de seu relógio.
Para mais informações sobre o padrão individual, acesse a norma vigente CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR
Para conseguir ter a ligação nova em seu imóvel, basta seguir os 4 passos abaixo:
1º passo: definição da carga
A carga elétrica refere-se à potência de cada equipamentos no seu imóvel, medida em watts (W). Ou seja, a carga de instalação se refere a todas as lâmpadas, tomadas e equipamentos que você usa na sua propriedade. A definição da carga servirá para definir qual é o seu padrão de entrada, um elemento indispensável para a solicitação da sua ligação de energia.
O padrão de entrada deverá ser montado de acordo com a cabo e disjuntor do combo escolhido.
Os combos apresentados são as configurações mais frequentes em tensão 120/240V (Delta). Caso seu imóvel tenha outra carga deverá ser informada ao atendente no ato do pedido.
Se seu imóvel estiver em rede de distribuição Estrela (127/220V) ou rede subterrânea os exemplos de combos de carga e característica do padrão (disjuntor e cabo) não poderão ser aplicados.
Se você não souber a tensão de fornecimento da sua região, entre em contato com nossos canais de relacionamento.
2º passo: construção do Padrão de Entrada
Agora que você já sabe qual é a carga instalada do seu imóvel, é hora de instalar o padrão de entrada da sua ligação nova, que inclui:
- Poste ou fachada para o ponto de ancoragem do ramal de ligação;
- Ramal de conexão, com passagem dos cabos dentro do eletroduto (bengala);
- Ramal de entrada, com passagem dos cabos na caixa e para o imóvel;
- Caixa para instalação do medidor da Enel;
- Disjuntor geral.
- Instalar número do imóvel de forma visível
- Para todos os casos de instalação do padrão, inclusive em muro lateral, deverá ser previsto livre acesso ao medidor ou a possibilidade de visualização do medidor pela via pública, sem a necessidade de adentrar à residência para a tomada de leitura;
- Se a edificação for recuada em relação ao limite de propriedade com a via pública, sua instalação deve ser obrigatoriamente instalada no limite da propriedade com a via pública;
- Caso a fachada da edificação esteja junto ao limite de propriedade com a via pública, a instalação da caixa deve ser feita de forma semi-embutida com eletroduto aparente;
Em rede aérea, o ponto de conexão poderá ser em poste homologado pela Enel (aço tubular seção quadrada ou circular; de concreto duplo T ou circular; de fibra, poliéster ou polimérico, seção quadrada ou circular). Caso você faça a construção do poste particular (tipo coluna) ou o ponto de conexão faça parte da edificação (fachada do imóvel) deverá ser encaminhado à Enel um Documento de Responsabilidade Técnica e um Termo assinado por profissional legalmente habilitado, contendo as necessárias especificações técnicas, conforme modelo Anexo F (disponibilizado na Especificação CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR | | Download)
Fique Atento
Nós preparamos algumas dicas para que você seguir na hora de construir seu padrão de entrada e evitar rejeições.
- Observe se a bitola do cabo instalado está compatível com o disjuntor. Você poderá seguir com os exemplos indicados nos combos.
- Não esqueça de instalar o aterramento e de seguir corretamente as cores dos cabos.
- Verifique se o seu imóvel está com a numeração visível, para que nossa equipe consiga localizar o local.
3º passo: documentação necessária para o pedido na Enel
Depois que o padrão de entrada estiver concluído, você precisará solicitar a sua ligação nova. Mas isso é rápido!
Ao solicitar para a Enel Ligação Nova, você precisa dos seguintes documentos:
- Endereço completo.
- Documento de identificação do solicitante com foto.
- Informações da carga instalada.
- Também poderá ser solicitado a documentação de vínculo com o imóvel caso seu pedido seja trifásico ou se houver débito vencido na instalação que deseja reativar.
- Caso a solicitação seja feita por terceiros, será necessário apresentar um documento de autorização assinado pelo solicitante.
Obs: Nos casos em que o ponto de ancoragem seja na fachada do imóvel ou coluna moldada, será necessário apresentar um termo de responsabilidade técnica (ART ou TRT Civil ou RRT) elaborado por um profissional habilitado.
Entre em contato conosco pelo 0800 72 72 120, ou vá até uma das lojas presenciais para falar sobre sua nova ligação.
4º passo: ligação do medidor
Assim que o padrão estiver montado, a equipe da Enel fará a ligação nova de energia do seu medidor!
Para pedidos que não possuem necessidade de obras na rede, a ligação poderá ocorrer em até 5 dias úteis. Então lembre-se de deixar uma pessoa no local para acompanhar a equipe da Enel, e de deixar seu padrão de entrada concluído e com livre acesso para a realização da instalação do medidor.
Um serviço novo ao qual você pode aderir é o agendamento virtual, onde a Enel irá conferir seu padrão de entrada através de uma videochamada, o que permite agilizar os processos de uma ligação nova.
Após a conclusão da ligação de energia em seu imóvel, a primeira fatura poderá ser emitida entre 15 e no máximo 47 dias, enquanto os demais faturamentos poderão ocorrer em um intervalo de 27 a 33 dias.
Outras opções de adesão aos serviços:
- Conta por e-mail;
- Débito automático;
- Tarifa branca;
- Alterar a data de vencimento da conta.
Dúvidas frequentes
Não, a Enel não irá lhe cobrar pelo medidor. Porém fique atento na hora de montar seu padrão de entrada e receber a equipe da Enel. Caso haja uma 2ª rejeição do seu pedido, haverá uma taxa de serviço a ser cobrada em sua primeira fatura.
Não, a Enel não instala o padrão de entrada no seu imóvel. A responsabilidade da Enel Ligação Nova é conferir se o padrão montado no local atende às normas vigentes e de segurança, e instalar o medidor para fornecer uma ligação nova ao seu imóvel.
Contrate um eletricista qualificado, que conheça as normas técnicas vigentes da Enel para orientá-lo sobre o tipo de ligação e padrão de entrada de energia que você necessita para seu imóvel.
Para maiores informações sobre o padrão individual, acesse a norma vigente CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR.
Se o seu imóvel já teve uma ligação, mas você não possui a instalação e o medidor no local, é necessário conferir se o padrão na propriedade está adequado e dentro da norma vigente. Depois é só solicitar ligação nova para a Enel (como reativação) em nossos canais de atendimento. Lembre-se que, nesse caso, você também precisará informar a carga do imóvel.
Primeiramente você precisará conferir se as entradas sociais são separadas (se há muro dividindo os imóveis).
Caso haja separação física entre os imóveis, você poderá construir um padrão individual para seu imóvel e solicitar a sua ligação nova.
Caso não haja separação entre os imóveis e a entrada for única, você precisará instalar um padrão de entrada coletivo. Para isso, você precisará verificar quantos medidores precisará no endereço e aonde o padrão de entrada será instalado, além da carga instalada de todas as unidades que ficarão nesse padrão.
Se o padrão for instalado em outro ponto (diferente do ponto que atualmente está ligado), você poderá construir o novo padrão de entrada e solicitar a mudança do medidor existente juntamente com o pedido de ligação nova de outros medidores.
Se você necessita montar o novo padrão de entrada no mesmo ponto atual, você precisará montar um ponto provisório e solicitar para Enel uma ligação temporária para que você possa construir o novo padrão. O ponto provisório só poderá ficar ligado por um período de até 30 dias, desta forma, tenha sempre um cronograma definido para fazer a montagem do novo padrão.
A Visita Virtual é uma vídeochamada agendada para que possamos fazer uma vistoria antecipada no padrão de entrada sem precisamos ir ao seu imóvel. Nela, nossos técnicos definem se está tudo pronto para conexão do seu imóvel. Para maiores informações, acesse o link informativo de Visita Virtual.
Caso a sua solicitação seja para a ligação de um novo apartamento ou sala comercial e que já possui uma ligação de energia da administração do prédio, clique aqui para ingressar com seu pedido. Você poderá confirmar com a Construtora se o pedido de ligação já está liberado para o seu apartamento. Porém, caso a ligação da administração do prédio ainda não existe, entre em contato com o seu condomínio para que ele faça a solicitação.
Para uma ligação nova em rede subterrânea da qual nunca teve energia no imóvel, você deverá solicitar um orçamento de conexão para que a Enel faça uma obra de extensão da rede subterrânea até o seu imóvel. Esse procedimento também é válido caso você queira mudar o seu ponto de conexão existente para outro local.
Para maiores informações sobre o padrão subterrâneo, acessar a norma vigente CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR, além de contratar um eletricista qualificado para lhe orientar sobre a montagem do padrão de entrada.
Se a sua ordem de Ligação Nova foi rejeitada por algum motivo, basta você procurar nossos canais de atendimento (Call Center o Loja Presencial) para solicitar o reenvio. Primeiro você deverá verificar o motivo de rejeição. Nossas equipes deixam uma declaração com a indicação do motivo de rejeição ou caso você tenha optado pela Visita Virtual você receberá o parecer no e-mail indicado no pedido. Para reenviar o pedido, é necessário que a pendência tenha sido regularizada.
Você sempre precisará contratar um eletricista qualificado para lhe auxiliar em entrada de energia. Para ligações simples individuais ou até 4 medidores e que não ultrapassem a carga instalada até 38 kW, você não precisará de projeto elétrico e/ou ART/TRT Elétrica, exceto se na unidade houver algum equipamento especial tais como: raio x, máquina de solda, ou for uma unidade de armazenamento de produto químico ou que tenha aglomeração de pessoas (exemplo, igreja, escola).
Para ligação individual confira a norma CNC-OMBR-MAT-24-1569-EDBR
Caso o pedido de ligação seja superior a 4 medidores e/ou acima de 38 kW de carga instalada, você precisará apresentar documentações técnicas para nossa análise. Nossa análise técnica será de até 30 dias da qual informaremos se o padrão proposto está conforme nossas normas vigentes.
A documentação técnica necessária é:
- Documentos do solicitante
- Documento de posse do imóvel
- Relação de Carga
- Cálculo de Demanda
- Memorial descritivo da entrada de energia
- Projeto do padrão de entrada (centro de medição)
- ART/TRT Elétrica de Projeto e Execução, carteira do conselho do profissional e taxa de recolhimento da ART
- Autorização para o profissional contratado.
- Entre outras documentações necessárias de acordo com a sua entrada de energia
Para ligações Coletivas ou Especiais confira as normas divulgadas no LIG BT 2014.
Caso seja verificado que não há viabilidade técnica para a ligação de seu imóvel, você será informado sobre a necessidade de obras na rede e poderá haver um custo de participação financeira para execução de nossas obras. Este custo será apresentado a você em até 30 dias para sua análise e aceitação.
Os prazos para obras em nossa rede podem variar de acordo com o tipo de serviço e o início da obra será a partir da formalização entre você e a Distribuidora através de contrato e/ou pagamento dos custos de obras (se houver).
Confira abaixo os prazos de obras.
Obras simples: até 60 dias - no caso de obras na rede de distribuição aérea em tensão menor que 2,3 kV, incluindo a instalação ou substituição de posto de transformação em poste novo ou existente
Obras de média complexidade: até 120 dias: no caso de obras na rede de distribuição aérea de tensão maior ou igual a 2,3 kV e menor que 69 kV, com dimensão de até um quilômetro, incluindo nesta distância a complementação de fases na rede existente
Obras de alta complexidade: cronograma da distribuidora a ser informado no pedido técnico de orçamento de conexão.
Os prazos poderão ser suspensos nas situações:
I – Você não tenha apresentado todos os documentos ou concluído a montagem de sua entrada de energia e que impeça a Enel executar os serviços de obras na rede.
II – A Enel não tenha obtido licença, autorização ou aprovação de autoridade competente, por exemplo, Concessionárias de Rodovias, Licenças Ambientais, Secretárias de Trânsito, entre outros.
III – A Enel não tenha obtido a servidão de passagem ou via de acesso necessária à execução dos trabalhos ou em casos não previstos ou de força maior ou contingência.
A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que sinaliza ao cliente a variação do valor da tarifa cobrada conforme o dia e horário do consumo. Para mais informações sobre tarifa branca, acesse o nosso site https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/tarifa-branca.html.