A Enel X, empresa de soluções inovadoras e digitais do Grupo Enel, e a Prefeitura de São Paulo anunciam ampliação da frota de ônibus 100% elétrica na capital paulista.

O acordo assinado entre Enel X, empresa do Grupo Enel, e as empresas de ônibus Ambiental, Transpass e do consórcio Transvida contempla 50 novos ônibus elétricos para São Paulo. Essa é a maior frota de ônibus elétricos para transporte público do Brasil e representa um avanço importante para impulsionar a descarbonização da cidade.

A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem a disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.

A modernização da frota de ônibus faz parte do programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos. A medida está entre as ações municipais previstas para o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, já que a tecnologia permitirá a redução da emissão de poluentes no município.

Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.

“Eletrificar a frota de ônibus na maior metrópole do Brasil é um passo fundamental no caminho para criar um modelo de cidades mais inteligentes e sustentáveis no País. A Enel X vai seguir empregando toda sua experiência de líder em mobilidade elétrica na América Latina para impulsionar a eletrificação do transporte coletivo, que traz benefícios diretos aos usuários e à população como um todo”, diz Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.

Transforme a mobilidade urbana com o Grupo Enel

A Enel X tem reinventado a maneira como nos movimentamos pela cidade, impulsionando o desenvolvimento de sistemas de transporte mais eficientes e, principalmente, sustentáveis.

Sua nova frota de ônibus elétricos não só oferece uma alternativa limpa e sustentável aos meios tradicionais de transporte, como também desempenham um importantíssimo papel na transformação energética das grandes cidades.

Além de representar uma redução de 50% nos custos de manutenção e de 65% nos custos de combustível em comparação aos veículos movidos a diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos presentes no mercado, cada ônibus elétrico evitará a emissão de pelo menos 118 toneladas de CO2 na atmosfera por ano e irá reduzir significativamente a poluição sonora nas cidades, uma vez que os veículos elétricos não emitem ruído.

 

Sobre a Enel X

A Enel X é uma linha de negócios do Grupo Enel que fornece soluções inovadoras com foco na transição energética para consumidores, empresas e cidades. No Brasil, tem como propósito impulsionar o desenvolvimento sustentável, a descarbonização da economia, a mobilidade elétrica e o consumo consciente e eficiente de energia.

Com a Enel Brasil você pode escolher um amanhã melhor!

Por muitos anos, a adoção de práticas sustentáveis no âmbito da mobilidade pública permaneceu estagnada, sobretudo por conta da falta de tecnologias que realmente fossem eficientes para essa situação. No entanto, com a implementação da nova frota de ônibus elétricos da Enel X em parceria com a Prefeitura de São Paulo, está mais claro que o futuro da transição energética nas cidades está cada vez mais próximo.

Estudo Cidades Circulares

Conheça o estudo que examinou a possibilidade de utilizar os Princípios da Economia Circular para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Os resultados são baseados nos dados de emissões de GEE e na análise das ações propostas que visam mitigar ou compensar essas emissões com o objetivo de alcançar a neutralidade em 2050.

ENEL