Enel realiza feitos inéditos em terras brasileiras

Published on quarta-feira, 11 outubro 2023

Em uma transação bem-sucedida, a companhia adquire o controle da maior distribuidora do Brasil, que atende 24 municípios no estado de São Paulo, enquanto organiza um dos eventos mais inovadores em Fortaleza

“Quem é a gigante italiana que acaba de comprar a maior distribuidora do país?”

Essa foi a pergunta que mais estampou a mídia durante o ano de 2018.

A chegada da Enel em São Paulo, após transações realizadas em leilão na B3 - Brasil, Bolsa e Balcão, também garantiu à companhia o título de líder na distribuição de energia elétrica na América Latina, atendendo quase 18 milhões de pessoas no Brasil. Mas, mais do que isso, a aquisição também trouxe

avanços na área de Inovação ao estado paulista, e permitiu que os colaboradores recém incorporados passassem a fazer parte de uma nova cultura.

A nova distribuidora do grupo agregou conhecimentos de suas atividades anteriores, voltadas para a melhoria contínua, excelência em performance e redução de custos, melhoria dos processos bem como aumento de produtividade.

Essas frentes, somadas às iniciativas e metodologias do Grupo Enel, ajudaram na criação da Cultura de Inovação existente hoje na companhia. 

Como multiplicadores do tema, todos podiam colaborar com iniciativas que, no entanto, não tinham ampla disseminação. Essa foi uma parte importante na transição: a chegada da Enel trouxe novas metodologias para proporcionar um viés de consciência em prol da inovação não só para colaboradores administrativos, mas também para as equipes de campo.

Entre as novas metodologias implementadas destacam-se Creative Problem Solving (desafios processuais), Design Thinking (desafios com o cliente) e Lean Startup (desafios de negócio). Tudo isso com o objetivo de gerar valor junto às linhas de negócio e áreas de staff, através da aplicação em desafios reais da organização.

Também foi implementado o programa inspire que possui um amplo portfólio de iniciativas como Make It Happen, Circuito de inovação, Inspire Deu Certo e Embaixadores de Inovação que aceleram as transformações necessárias para a Enel.

Não é só focar em excelência operacional e melhorar continuamente os processos. É importante trazer mais criatividade e inovações de outras empresas e setores que antes você não fazia. O novo pensamento era: o que está acontecendo de tecnologia, metodologia, novos negócios no setor de energia e de experiência do cliente que a gente pode trazer para a empresa”

Larry Medeiros, Especialista em Inovação.

A virada de chave

Com isso, uma série de novidades foram implementadas e percebidas em diversas áreas. Um programa de inovação robusto, pensando no desenvolvimento de colaboradores administrativos e operacionais, uma estrutura consolidada, com diretoria e 2 gerências (Cultura de Inovação e Projetos e Innovation Hub), foram algumas das mudanças mais visíveis. A importância dada para o tema passou a ser diferente tanto na visão estratégica quanto operacional.

Enquanto isso, no Nordeste do país...

A distribuidora no Ceará, já vencedora de seis edições como a melhor do Brasil, realizava o XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) como anfitriã. Convidada pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica), a Enel foi responsável pela segunda edição realizada no Nordeste e a maior em toda a história do evento.

• Exposição do setor elétrico: uma área lúdica, repleta de imagens e equipamentos, dos mais antigos aos mais modernos, onde as pessoas aprendiam sobre a evolução do setor

• Exposição de carros elétricos

• Hackathon: maratona de desenvolvimento de programação de rede

• Demo Day: numa época em que startups ainda engatinhavam, o evento promoveu o encontro delas com grandes empresas do setor elétrico em prol de parcerias

• Arena silenciosa: 14 salas integradas à feira transmitiam palestras simultâneas em telões, e o visitante escolhia o canal que gostaria de ouvir por fone de ouvido.

Com proporções gigantescas, o SENDI 2018 recebeu cinco mil pessoas e foi um marco para a Enel Brasil: no mesmo ano em que adquiria a distribuidora de São Paulo, uma das maiores do mundo, ela também estava à frente do maior evento organizado pela Enel Global.

Como não poderia deixar de ser, a edição realizada pela Enel foi completamente inovadora e contou com diversas iniciativas inéditas:

Além de troca de experiências e fortalecimento de ideias para manutenção e desenvolvimento da qualidade de serviços prestados no segmento elétrico, o evento também recebia a apresentação de trabalhos técnicos.

A Enel bateu o recorde com 70 trabalhos enviados.

Conheça mais sobre os 10 anos de inovação da Enel aqui

ENEL