O ano que desafiou a humanidade

Published on quarta-feira, 11 outubro 2023

Enel abraçou o compromisso em trazer luz e esperança para as comunidades em que atua.

O mundo parou em 2020, confrontado por uma doença que trouxe preocupações com a saúde, desafios socioeconômicos e incertezas generalizadas. Enquanto a sociedade buscava respostas e soluções, uma certeza permanecia inabalável: a energia e a sustentabilidade eram pilares essenciais para a vida.

A Enel abraçou a responsabilidade e o compromisso de trazer luz e esperança para as comunidades em que atuamos, mostrando que, juntos, somos capazes de superar qualquer obstáculo.

A pandemia de covid-19 e a consequente quarentena transformaram a economia mundial, estimulando negócios a buscarem soluções para a sociedade como um todo. Foi neste cenário que nasceu o Desafio da Inovação Brasil Covid-19, um convite a todos os colaboradores da Enel Brasil que topassem pensar em novas formas de trabalho.

Neste momento, a área de Cultura de Inovação foi acionada para conduzir um trabalho de mapeamento de desafios e ideação junto às linhas de negócios, que tinham como demanda a criação de maneiras inovadoras para realizar atividades cotidianas em campo e no atendimento ao cliente. 

Foram envolvidas neste desafio as unidades do Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Mercado Brasil e Enel Green Power, alinhando os trabalhos à estratégia de manter atendimentos e obras, sem colocar a saúde de colaboradores e clientes em risco.

Este trabalho foi consolidado em um plano de ação com três frentes de atuação:

 

1) Sessões Criativas: pela primeira vez no Brasil, as sessões que utilizavam a metodologia CPS foram realizadas de forma on-line, por meio do Microsoft Teams. Cada grupo era composto por 12 colaboradores, sendo alguns indicados pelos líderes das linhas de negócios e outros voluntários.

Criação de grupos multidisciplinares —> Debate de ideias —> Possíveis soluções concebidas

Números de sucesso

16 sessões realizadas

273 ideias geradas

149 participações

13 ideias implementadas

Tudo isso em um período de apenas 10 dias

Case de sucesso

Criação do Canal de Atendimento via WhatsApp

Para fazer frente à nossa estratégia de foco no cliente, em 2020, nós direcionamos esforços para que os nossos canais digitais pudessem suprir com eficiência o contato pessoal. Foram 208.138.213 atendimentos, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.

Elena, nossa atendente virtual, acolheu os clientes das distribuidoras respondendo às principais dúvidas e fornecendo informações para três tipos de serviços: falta de energia, consulta de dívidas ou emissão de uma conta duplicada.

Colocamos também nossos atendentes para interação no WhatsApp e nas redes sociais, oferecendo um lado ainda mais humano no relacionamento a distância em um contexto totalmente atípico. Nosso aplicativo ganhou novos serviços, antes realizados somente nas lojas físicas.

“A digitalização já era uma agenda prioritária do Grupo Enel, mas a pandemia, de fato, acelerou o desenvolvimento e a integração de soluções digitais, permitindo trazer melhores experiências para nossos clientes e, também, para nossos colaboradores. Começamos ainda a aplicar o modelo Figital em nossas atividades e serviços”, explica Thais Oliveira, Head de Cultura e Projetos de Inovação.

 

2) Open Innovability 

  • Como realizar os serviços essenciais de loja durante a pandemia?
  • Como fazer a leitura e a entrega de faturas de clientes em tempos de coronavírus?
  • Como fiscalizar as atividades realizadas versus o que foi contratado/pago, evitando o risco de contaminação?
  • Como garantir que os fornecedores enviassem as informações sobre medidas protetivas que estão tomando com a covid-19 no trabalho?

 

Para responder a estes questionamentos, convocamos todos os colaboradores da Enel Brasil a contribuírem com as melhores soluções. A segunda frente de atuação foi o lançamento do desafio na plataforma Open Innovability, na qual todos os colaboradores puderam participar, sugerindo ideias de curto a médio prazo. 

Mapeamos 4 desafios para adaptar ao negócio, priorizando o que mais fazia sentido no momento junto com os CEOs das empresas e originando diversos desafios, como os mencionados acima. Desafio Mercado, Infraestrutura e Rede e Enel Green Power foram as categorias dos desafios lançados.

Números de sucesso

5 desafios lançados

153 ideias recebidas

165 colaboradores participantes

47 ideias pré-selecionadas na 1ª fase

11 ideias selecionadas para a 2ª fase

1 ideia implementada

1 ideia em desenvolvimento

 

3) Open Innovation

Além das iniciativas implementadas para nossos colaboradores, a área de Cultura de Inovação também abriu as portas para as comunidades externas e buscou nos ecossistemas de startups e empreendedorismo soluções para os principais desafios do momento. Essa iniciativa faz parte de uma rede global do Grupo Enel de inovação aberta, com dez hubs espalhados por diferentes continentes, com o objetivo de fomentar a inovação.

Para potencializar a busca por soluções inovadoras durante a covid-19, a nossa visão global Open Innovability foi fortalecida, com o foco estratégico em criar conexões significativas entre estes ecossistemas e as linhas de negócio do Grupo.

Números de sucesso

18 desafios de conexão externa

165 startups e pequenos negócios mapeados

34 soluções conectadas

Apenas no Brasil

 

O Plano Covid teve sucesso na execução?

“Essas três frentes trouxeram soluções que aportaram na evolução do negócio e em ações positivas de eficiência ao longo da pandemia. Ver a concretização dessas iniciativas em projetos com impacto na sociedade, em especial para nossos clientes, é a tangibilização do valor da criatividade e da inovação, da nossa Cultura de Inovação. Para nós, da área de Cultura e Projetos, o Desafio Covid foi um marco significativo no avanço do nosso trabalho”, conta Thais Oliveira, Head de Cultura e Projetos de Inovação.

Conheça mais sobre os 10 anos de inovação da Enel aqui

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