“A gente fica procurando meios de estar próximas. Às vezes eu nem sinto tanto a distância, nem parece que ela está tão longe. A gente está tão ligada, tão conectada.”
Ela enxerga em alguns hábitos uma nova forma de cuidar, como o de enviar todos os dias mensagens de bom dia, indicar músicas e séries e até mesmo acompanhar o lançamento de produtos em lojas que a filha gosta. A jovem, por outro ponto de vista, sente “de perto” o calor da mãe e também retribui com indicações, ligando sempre que há uma brecha ou mesmo “sentando-se à mesa” para uma refeição; por causa do fuso horário, enquanto uma está almoçando, a outra está tomando café da manhã, e, muitas vezes, acabam “se encontrando”. Rafa também tira um tempo para descrever como foi o seu dia e coloca em prática, durante todos os momentos, valores que aprendeu com a mãe.
“Minha mãe é uma força. A forma ética de ser, a determinação e a forma de traçar objetivos me guiam. Eu sempre vi isso na minha mãe, seja nos bastidores ou mesmo em algum feedback. Era muito gratificante ser parada no corredor da empresa e ver pessoas elogiando-a.”
Em seu dia a dia, a contadora mostra que mães também podem aprender com os filhos e que os cuidados, em determinado momento de relação, deixam de ser apenas de mãe para filha, e passam a acontecer de forma recíproca. Lísia, além de aprender sobre idiomas com a filha – Que fala quatro – também descobre como usar novas tecnologias e recebe indicações de aplicativos.
Relação e cuidados durante a pandemia
Durante o pico de casos de Coronavírus na Itália, Rafaela fez questão de se comunicar diariamente com a mãe e mostrar, fosse por vídeo, mensagem ou ligação, os cuidados que estava tomando. Assim pôde tranquiliza-la e antecipar as práticas de higiene ideais para se manter seguro. Já a mãe usou sua força e serenidade para amenizar as ansiedades e contribuir para o estado emocional da jovem que, além de estar em outro país, vivendo uma outra cultura, tem passado os dias sozinha.
“De nós duas, a Rafa é a mais ansiosa. Eu sempre fui a mais tranquila, do tipo que tenta ver o copo meio cheio da história. Eu falo diariamente que tudo tem um tempo debaixo do céu. Hoje a gente está vivendo essa realidade, mas com certeza ela vai ter um fim.”
Com a chegada do coronavírus no Brasil, os papéis se inverteram e Rafaela passou a analisar todas as informações que saíam na mídia brasileira, assim pode filtrar para a mãe quais as informações mais relevantes. Com isso, garantiu que os pais e a família passassem a se cuidar antecipadamente.
“Às vezes as informações chegam de forma alarmante. Por isso, sempre prefiro antecipa-la. Durante esse período, minha mãe me trouxe conforto dizendo: "Rafaela você é a minha força, se você não tiver bem não tem como eu ficar bem aqui do outro lado."”
União à distância
A distância e as diversas despedidas fizeram com que as duas derrubassem qualquer barreira em prol do amor. A jovem tem a certeza de ter o apoio da mãe mesmo estando sozinha e além disso, carrega as crenças de que estar longe não é uma desculpa para ser distante e ser filho é ser amor, cuidar e estar junto.
A mãe, que passou por várias etapas, entre elas não só nascimento, mas também a perda de um filho, entende que o fato de não ter nenhum tipo de controle sobre a situação da filha não fere sua força, determinação e zelo. Para ela, o ato de cuidar pode ser feito independentemente de tempo ou espaço.
Pela primeira vez, Lísia e Rafaela comemorarão o Dia das Mães conectadas, através da tela de um celular. Os planos de se reencontrarem no aniversário da filha, em junho, podem até ter deixado de ser realidade, mas uma certeza as duas carregam: a de que seus corações estão entrelaçados e todos os sentimentos que possuem colocam-nas lado a lado.
Lísia Saunders – Lísia é contadora por formação. Entrou no grupo Enel há 33 anos e 5 meses ainda como estagiária. Ao longo da caminhada, passou por diversas áreas, trabalhando com projetos de distribuição, setor financeiro, planejamento e controle, contabilidade, contas a pagar e, atualmente, é colaboradora no Faturamento Ceará.
Rafaela Saunders – Rafaela é formada em engenharia de produção e também entrou no grupo Enel como estagiária. Desde então trabalhou no projeto Lean, nas premiações de qualidade das empresas do Ceará e Rio e passou pela área da qualidade de processos Brasil, participando de projetos nas distribuidoras do Brasil e América Latina. Atualmente, trabalha com Customer Value Management Business, na Enel Itália.