O plano estratégico de sustentabilidade da Enel no Brasil considera o enraizamento como fator fundamental em todas as ações sociais da empresa, por isso adotamos o diálogo com as lideranças locais e a parceria com as comunidades para a identificação de demandas e necessidades efetivas de cada grupo.
Criado em 2005, o projeto Enel Compartilha Liderança em Rede é uma estratégia inovadora de parcerias, que estimula o desenvolvimento local a partir de ações integradas e do desenvolvimento de lideranças locais que auxiliam na organização comunitária. Uma importante ferramenta na construção de uma relação de proximidade entre as distribuidoras do Grupo e as comunidades, o projeto materializa o conceito de Criação de Valor Compartilhado (CSV).
Entre os benefícios para a empresa estão a facilitação do acesso a áreas de complexidade social e o fortalecimento da relação com a comunidade. Para a sociedade, o estímulo para o desenvolvimento sócioeconômico e melhorias no serviço de distribuição de energia.
As atividades são desenvolvidas a partir do diálogo permanente e sistemático, estimulando o engajamento dos moradores e promovendo melhorias sociais, além de apoiar a companhia a aprimorar, cada vez mais, a qualidade de seus serviços prestados na região.
São realizadas reuniões mensais com cada rede, que é composta de associações comunitárias, ONGs, universidades e grupos culturais, como Quilombolas e Indígenas.
Ela constitui um canal direto de comunicação para identificar as principais demandas da localidade e criar uma relação de confiança e cumplicidade entre a empresa e a população.
Em 2016, as Redes beneficiaram 43.664 pessoas, em ações como negociações comerciais, palestras, oficinas para mulheres, cadastro na Tarifa Social Baixa Renda e troca eficiente. As Redes contam com 279 líderes ativos em 32 municípios dos dois estados.